Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa chega a S. Sebastião no próximo ano

Os utentes do Metropolitano de Lisboa vão poder chegar à estação de S. Sebastião utilizando a Linha Vermelha até ao final do próximo ano. Este é um dos troços da rede do Metro de Lisboa que se encontra em construção, enquanto a chegada ao Aeroporto de Lisboa pela mesma linha acontecerá perto do final de 2010.

José António Fonseca, RTP /
Prolongamento da Linha Vermelha irá permitir melhores acessos a zonas importantes da capital RTP

A rede do Metro de Lisboa terá até ao final do próximo ano mais 2200 metros de galeria em via dupla e duas novas estações, altura em que se prevê que terminem as obras que decorrem nesta altura e que abrangem o prolongamento da Linha Vermelha para poente a partir da estação de Alameda II e que constitui a primeira transversal a ser executada na rede do Metropolitano de Lisboa.

Tendo como principal objectivo reforçar a estrutura de rede, esta nova linha irá permitir uma melhor redistribuição dos passageiros por todas as linhas, um encurtamento dos percursos e uma exploração mais equilibrada permitindo uma grande redução do tempo das viagens dos passageiros bem como dos custos de exploração associados.

Desta forma todos os utentes do metro que utilizem a actual Linha Vermelha e que pretendam deslocar-se para as zonas do Saldanha ou S. Sebastião, esta última ali bem perto de um eixo central da capital como é o Marquês de Pombal, vão deixar de ter de efectuar o transbordo para a linha verde com deslocação para as estações de Baixa-Chiado ou Campo Grande, para aí tomarem as linhas Verde e Amarela, no primeiro caso, ou apenas esta última na segunda situação, para chegarem às zonas referidas.

Esta obra inclui ainda a construção de duas estações de correspondência, Saldanha e S. Sebastião, a reformulação das actuais estações Saldanha I da Linha Amarela e S. Sebastião I da Linha Azul, assim como os já referidos cerca 2200 m de galeria em via dupla desde o actual topo poente do término da Alameda II até poente de S. Sebastião II, esta na proximidade do Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Metro no aeroporto só em 2010

Para mais tarde fica a chegada do Metro de Lisboa ao Aeroporto Internacional de Lisboa. O prolongamento da Linha Vermelha a partir da estação Oriente em direcção ao Aeroporto só deverá estar concluída bem perto do ano de 2010.

No entanto, esta será uma das mais importantes obras em termos de transporte para a cidade de Lisboa já que terá um impacto significativo na articulação dos terminais da rede transeuropeia de transportes.

Esta ligação irá permitir um acesso fácil e rápido da Gare Intermodal de Lisboa, vulgarmente conhecida por Gare do Oriente, ao Aeroporto Internacional de Lisboa numa extensão de 3,6 quilómetros e que cujas obras abrangem ainda a construção de três novas estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto.

Depois desta obra concluída o tempo de percurso dos utentes do Metropolitano de Lisboa desde o Aeroporto até ao oriente será de apenas cinco minutos, enquanto uma chegada ao chamado centro administrativo de Lisboa não ultrapassará os 15 minutos.

Neste momento já decorrem trabalhos de implementação ao longo de toda a futura linha com desvios de trânsito necessários na zona das futuras estações de Encarnação, localizada na Rua General Silva Freire, e Moscavide a situar-se na Rua João Pinto Ribeiro.

Quanto à estação terminal do Aeroporto ficará situada próximo do edifício cilíndrico da aerogare que recebe as chegadas e partidas do Aeroporto, estando ainda prevista a ligação directa da estação do metro ao edifício do aeroporto através de uma galeria de correspondência.
PUB