Linha Vermelha vai passar a ter dois `expressos` por hora
Porto, 06 Mar (Lusa) - O Metro do Porto vai passar a disponibilizar, a partir de 16 de Março, dois `expressos` por hora na Linha Vermelha, duplicando a oferta actualmente existente na ligação entre Porto e Póvoa de Varzim, anunciou hoje a empresa.
"O objectivo é reforçar a oferta e a qualidade do serviço, mantendo o tempo de viagem, afirmando o Metro como a melhor e a mais económica solução de transporte no litoral norte da área metropolitana", refere a Metro do Porto, num comunicado enviado à Lusa.
Nesse sentido, a Linha Vermelha passará a contar com dois `expressos` por hora a partir de 16 de Março, o que significa a passagem de um veículo de 15 em 15 minutos nas estações onde pára o serviço expresso, que passará a terminar na Estação da Trindade.
Nas restantes paragens da Linha Vermelha, onde não pára o `expresso`, os veículos do Metro passam de 30 em 30 minutos.
Estas mudanças, segundo a empresa, pretendem responder "ao crescimento da procura" na Linha Vermelha, que cresceu cerca de quatro por cento em 2008, registando actualmente cerca de 20 mil passageiros por dia.
As novidades disponíveis a partir de 16 de Março incluem também a paragem dos `expressos` nas estações de Portas Fronhas, Varziela e Mindelo, mantendo-se em 45 minutos o tempo de ligação entre a Trindade (Porto) e a Póvoa de Varzim.
A estação de Varziela dispõe de um parque de estacionamento com capacidade para 107 viaturas, enquanto no Mindelo estão disponíveis 102 lugares.
Os veículos que asseguram esta ligação `expresso` vão passar a utilizar o Cais 3 da Estação da Trindade, junto à Loja Andante, numa plataforma exclusiva que foi devidamente preparada para este efeito.
O novo serviço da Linha Vermelha implica uma alteração dos horários de todas as outras linhas do Metro do Porto, com a excepção da Linha Amarela, que liga o Hospital S. João, no Porto, à estação D. João II, em Gaia.
FR.