Liquidação suspensa por 60 dias

Lisboa, 09 set (Lusa) -- A Assembleia de Credores da AC Santos aprovou hoje a suspensão da liquidação da cadeia de supermercados por 60 dias, para que possa ser apresentado um plano de insolvência para a recuperação da empresa.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Apesar do administrador de insolvência da empresa ter proposto a liquidação, por considerar que as lojas não têm viabilidade económica e que "o passivo é muito elevado", um grupo que inclui os maiores credores e a maioria dos trabalhadores sugeriu que a liquidação fosse suspensa, para apresentarem um plano de recuperação.

A lei define um prazo de 15 dias para a apresentação do plano de recuperação, mas os credores poderão apresentar um requerimento pedindo a prorrogação deste limite.

Foi hoje constituída a comissão de credores que vai gerir o processo, e que inclui um representante dos trabalhadores e dois dos fornecedores.

O maior credor da AC Santos, a rede de hipermercados Auchan, juntou-se a outros fornecedores no pedido de suspensão da liquidação, enquanto a empresa de bebidas Unicer se absteve e a rede de supermercados grossistas Recheio, do grupo Jerónimo Martins, votou contra.

A atividade dos supermercados vai manter-se encerrada.

Tópicos
PUB