Lisboa soma 49 milhões de euros em prejuízos após chuvas fortes de dezembro
A Câmara de Lisboa contabiliza "um prejuízo total de 49 milhões de euros" após as chuvas fortes que ocorreram entre 7 e 14 de dezembro, revelou hoje o presidente do executivo municipal, Carlos Moedas, apelando à ajuda do Governo.
Em conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Lisboa, Carlos Moedas detalhou o montante total dos prejuízos provocados pelo mau tempo em dezembro, em que 34 milhões de euros (70%) correspondem a danos em equipamentos e infraestruturas públicas da cidade e 15 milhões de euros (30%) dizem respeito a estragos em atividades económicas, comércio e serviços e habitações privadas.
Destacando os apoios do município para fazer face aos prejuízos na cidade, num total de cerca de três milhões de euros para famílias e atividades económicas, o autarca de Lisboa reforçou que é preciso "ajuda máxima" do Governo, esperando que a "instabilidade enorme" no executivo nacional "não prejudique a rapidez" no apoio.
Já na Amadora, a Câmara Municipal contabilizou cerca de dois milhões de euros de prejuízos decorrentes do mau tempo verificado em dezembro, de acordo com um balanço enviado hoje à agência Lusa pela autarquia do distrito de Lisboa.
De acordo com fonte oficial da Câmara Municipal da Amadora, este foi o valor final apurado e comunicado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
Segundo a mesma fonte, os cerca de dois milhões de euros de prejuízos dizem respeito única e exclusivamente a infraestruturas municipais.
Vários distritos do continente, em particular Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém foram afetados por chuvas fortes no mês de dezembro, com grandes inundações, dezenas de desalojados e prejuízos de milhões de euros.
O Governo anunciou que vai apoiar os municípios afetados pelo mau tempo de dezembro, devendo as autarquias fazer o levantamento dos prejuízos até, no máximo, 15 de janeiro.