Loja Media Markt devolve valor do IVA na compra de electrodomésticos

A Media Markt seguiu outras marcas na reacção ao aumento do IVA e anunciou que devolve aos clientes o valor correspondente ao imposto nas compras de electrodomésticos, entre hoje e domingo.

Agência LUSA /

Esta campanha inicia-se no dia em que a taxa máxima de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) aumentou de 19 para 21 por cento.

A loja, localizada em Lisboa, em Benfica, refere que a campanha está a ser divulgada em rádios e jornais nacionais e locais e permite aos clientes "poupar o dinheiro do imposto".

O valor do IVA das compras dos electrodomésticos, que são todos taxados com 21 por cento, é devolvido em dinheiro, "dando a verdadeira sensação de poupança", acrescenta a informação da empresa.

Várias lojas, principalmente supermercados e hipermercados, reagiram ao anúncio do governo de José Sócrates de subir a taxa máxima do IVA de 19 para 21 por cento.

A maior parte dos grupos anunciaram que não vão reflectir nos preços finais de venda o aumento da taxa de IVA.

Supermercados como Pingo Doce, ou hipermercados, como o Carrefour, tomaram a iniciativa de divulgar a intenção de não fazer reflectir a subida do IVA nos preços dos produtos vendidos nas suas lojas.

Na insígnia de hipermercados do grupo Jerónimo Martins, os Feira Nova, e do grupo Os Mosqueteiros, com marcas como Intermarché ou Écomarché, a promessa é de manter a estratégia de preços baixos.

A empresa sueca IKEA foi outra das que decidiu manter os preços dos seus produtos apesar da subida da taxa do IVA, enquanto o Freeport de Alcochete optou por uma forma diferente de protestar e devolve aos seus clientes quatro por cento do custo das compras efectuadas, correspondentes ao aumento do IVA nos últimos três anos.

PUB