Lucro da Altri cai mais de 50% para 23,1 milhões de euros até setembro

Porto, 02 nov (Lusa) -- O resultado líquido consolidado atribuível aos acionistas da Altri registou uma queda de 51,2 por cento, para 23,1 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo, anunciou hoje a empresa de pasta de papel.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Paulo Fernandes revelou que no terceiro trimestre a redução do resultado líquido foi de 74,3 por cento, ficando-se pelos 5,3 milhões de euros, o que é justificado por "um decréscimo acentuado da procura de pasta e, consequentemente, pela descida do preço de venda comparativamente com os trimestres anteriores".

Nos primeiros nove meses, as receitas totais, sem considerar as receitas financeiras, ascenderam a, aproximadamente, 370 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de cerca de um por cento face ao mesmo período de 2010.

Os custos operacionais totais (excluindo amortizações) ascenderam a cerca de 278,4 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 13 euros face ao período homólogo de 2010, o que, segundo a empresa, "está relacionado com o aumento do custo da madeira motivado, essencialmente, pela realização de importações".

No mesmo período, o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ascendeu a 91,1 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de 29 por cento face ao valor do período homólogo.

As três unidades industriais da Altri -- Celbi, Caima e Celtejo -- produziram cerca de 624,6 mil toneladas de pasta, tendo sido vendidas cerca de 607,2 mil toneladas. Durante este período, a receita líquida de energia e de licor e casca ascendeu a cerca de 23,2 milhões de euros, uma prestação melhor do que no ano anterior quando este montante foi de 21,8 milhões de euros.

"Durante o terceiro trimestre assistiu-se a uma queda do preço de venda da pasta (PIX) de cerca de 3,8 por cento na Europa, embora nos mercados asiático e `spot` se tenham verificado quedas de dimensão superior", justificou a empresa.

O endividamento nominal remunerado líquido de disponibilidades e de investimentos disponíveis para venda da Altri em 30 de setembro de 2011 ascendia a 722,1 milhões de Euros, mais 3,4 milhões de euros do que em dezembro de 2010.

Tópicos
PUB