Lucro da Ibersol cai 16,5% até junho com quebra do consumo em Portugal
Lisboa, 30 ago (Lusa) -- O lucro da Ibersol caiu 16,5% para 691 mil euros no primeiro semestre deste ano, em relação ao período homólogo, o que resultou sobretudo da redução da atividade no mercado nacional, anunciou hoje a empresa.
Nos primeiros seis meses, o volume de negócios consolidado do grupo português de restauração ascendeu a 80,4 milhões, 1,6% abaixo dos 81,6 milhões de euros no período homólogo de 2012, o que reflete a diminuição do consumo de restauração nos centros comerciais, onde funcionam a maioria das lojas da Ibersol.
Segundo o comunicado, o Burger King foi o conceito do grupo com uma evolução mais positiva com ganhos acentuados de quota no segundo trimestre. Em contrapartida, a Pizza Hut foi negativamente afetada pelo comportamento do segmento de `delivery` [entregas], que manteve a tendência negativa do segundo semestre de 2012, adianta a empresa em comunicado ao mercado.
Ainda assim, a Ibersol destaca uma desaceleração da quebra do consumo de restauração nos últimos dois meses (maio e junho), o que a par com "a operação estável em Angola", levaram a uma recuperação do volume de negócios do grupo no segundo trimestre para o mesmo nível do verificado no período homólogo de 2012.
Até junho, o resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) registou uma diminuição de 90 mil euros, tendo ascendido a 6,7 milhões de euros, ou seja menos 1,3% do que no período homólogo de 2012, refere a empresa.
Durante o semestre, a Ibersol encerrou seis unidades em Portugal por não renovação dos respetivos contratos. Já em Espanha encerrou uma unidade Pasta Caffé e transferiu uma unidade Pizza Móvil de exploração própria para o regime de franchising.
Para o resto do ano, o grupo espera um "cenário menos pessimista, caso não venha a ocorrer uma situação grave de contexto que interrompa a trajetória indiciada".