Lucro da SUMOL+COMPAL sobe 43% para 9,6 ME até setembro
Lisboa, 26 nov (Lusa) -- O lucro da SUMOL+COMPAL atingiu os 9,6 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2015, mais 43% face aos 6,7 milhões de euros alcançados em igual período do ano anterior.
Em comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM), a empresa refere que registou um volume de negócios de 264,7 milhões de euros, um aumento de 14% relativamente ao período homólogo de 2014.
As vendas aumentaram 14,8% para 257,9 milhões de euros, sendo que, em Portugal, as vendas subiram 12,3% para 182,6 milhões de euros, "beneficiando da evolução positiva da gama de sumos e néctares".
"As vendas da empresa nos mercados internacionais voltaram a registar um aumento significativo", refere a empresa, acrescentando que atingiu um crescimento de 21,4% nos mercados fora de Portugal, totalizando 75,2 milhões de euros, um aumento "muito impulsionado pelas vendas no continente africano", numa altura em que "o peso relativo das vendas internacionais já representa 29,5% do total".
As vendas da SUMOL+COMPAL em volume cresceram 4,5%, para 316,3 milhões de litros, com as vendas dos refrigerantes a aumentarem 4,0%, para 158,2 milhões de litros, as dos sumos e néctares a subirem 4,6%, para 82,3 milhões de litros, as das águas a avançarem 10,4%, para 44,8 milhões de litros, "e as de cerveja cresceram ligeiramente".
Os resultados operacionais (EBIT) cresceram 17,3%, cifrando-se em 26,5 milhões de euros, enquanto o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) atingiu 36,5 milhões de euros, um aumento de 12,4%.
A dívida remunerada líquida fixou-se nos 235,3 milhões de euros no fecho do trimestre, valor que representa uma redução de 31,1 milhões de euros em relação aos 266,4 milhões de euros de dívida financeira líquida registados no fecho do período homólogo.
"É de sublinhar o crescimento robusto do volume de negócios sustentado no desenvolvimento dos nossos principais mercados, na diversificação de mercados e num ritmo acelerado da inovação com o lançamento de novas propostas aliciantes para os consumidores nas várias geografias em que estamos presentes", afirmou o presidente executivo da SUMOL+COMPAL, Duarte Pinto, citado no comunicado.
"Queremos continuar a crescer no futuro, sendo que os mercados de África deverão dar um contributo relevante para este desígnio", acrescentou.
Para este ano, fora de Portugal, a SUMOL+COMPAL afirma ter "a expectativa de aumentar as vendas, beneficiando da diversificação significativa de mercados, designadamente em África, embora a evolução das vendas em Angola", principal mercado externo, "possa ser condicionada pelo abrandamento da atividade económica e pela escassez de divisas".
A SUMOL+COMPAL afirma esperar que a produção de SUMOL na unidade industrial do Bom Jesus, nos arredores de Luanda, tenha início ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
A empresa refere ainda que, "em consequência dos desempenhos previstos em Portugal e nos mercados internacionais, o volume de negócios e os resultados operacionais da SUMOL+COMPAL, em 2015, deverão ser significativamente superiores aos do ano anterior, embora seja esperada uma desaceleração do crescimento dos mesmos no último trimestre em resultado do abrandamento económico em Angola".