Lucro da TAP justifica "fim dos acordos de emergência" de trabalhadores

por RTP

A TAP voltou a ter resultados positivos, com lucros de 65,6 milhões de euros em 2022. O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil considera que os resultados são "históricos", apesar dos "erros de gestão"", e que se devem ao "esforço dos trabalhadores". Por isso, Ricardo Penarroias acredita que se justifica já o "fim dos acordos de emergência".

"São resultados bastante positivos", começou por dizer o presidente do sindicato. "Até históricos. Muito acima do que era expectável".

Apesar dos muitos "erros de gestão" dos últimos dois anos, apontou Ricardo Penarroias, com o "esforço dos trabalhadores (...) a companhia conseguiu atingir estes números".

O sindicalista lamentou, contudo, que os resultados tenham sido sustentados com os "cortes salariais", que já não se justificam visto que a empresa está a "atingir número que eram expectáveis em 2025".

"Para nós os resultados são bastante positivos mas têm de se traduzir em algo real para os trabalhadores", como o "fim dos acordos de emergência".
pub