Lucro do Banco Atlântico Europa sobe 116% para 3,6 ME no 1.º semestre

Lisboa, 03 ago (Lusa) -- O lucro do Banco Atlântico Europa aumentou 116% no primeiro semestre deste ano, para 3,6 milhões de euros, face a igual período do ano passado, indicou hoje a instituição financeira.

Lusa /

Os recursos totais de clientes captados pelo banco tiveram um crescimento de 120% na primeira metade deste ano, face aos primeiros seis meses do ano passado, ultrapassando 1,4 mil milhões de euros, refere em comunicado.

O produto bancário, por sua vez, cresceu 25% para 13,5 milhões de euros, beneficiando da subida de 114% das comissões líquidas para 6,4 milhões de euros.

A rentabilidade dos capitais próprios, em base anualizada, foi de 12,2% nos primeiros seis meses deste ano, contra 6% em igual período de 2016, realça o Banco Atlântico Europa, referindo também que o rácio de solvabilidade fixou-se em 14,7%, contra 17,1% no mesmo semestre do ano passado.

Os custos de funcionamento do banco subiram 28% até junho, para 6,9 milhões de euros, refletindo o atual período de crescimento da instituição, que conta já com 141 colaboradores.

A rendibilidade anualizada dos capitais próprios, de 12,2% no período em análise, situou-se no nível mais elevado desde o arranque do banco em 2009, referem.

A marca Atlântico nasceu em 2006 em Angola, através do lançamento do Banco Privado Atlântico, agora Banco Millennium Atlântico, mas com "a ambição de se tornar uma marca global" chegou a Portugal em 2009 através do Banco Atlântico Europa.

No comunicado, o banco refere também o aumento de 66% dos valores entregues para o Fundo de Resolução e Imposto Extraordinário para sector bancário que, no primeiro semestre deste ano, ascendeu a 1,4 milhões de euros, contra 839 mil euros em idêntico período do ano passado.

A rentabilidade dos ativos, em base anualizada, foi de 0,5% no primeiro semestre deste ano, contra 0,4% na primeira metade do ano anterior.

Tópicos
PUB