Lucros da Metro desceram 2,4% no 1º trimestre

A Metro registou uma quebra de 2,4 por cento dos lucros no primeiro trimestre, para 12,4 milhões de euros, devido às perdas da cadeia de vestuário Adler, anunciou hoje o terceiro maior retalhista mundial.

Agência LUSA /

Os resultados líquidos desceram de 12,7 milhões de euros em igual período de 2004 e ficaram nos 12,4 milhões, abaixo dos 15 milhões de euros esperados pelos analistas contactados pela Bloomberg.

No entanto, a facturação cresceu 4,3 por cento e fixou-se nos 13,4 mil milhões de euros.

Na Alemanha, as vendas da Metro desceram cinco por cento, ao contrário da presença no exterior que resultou numa subida de 9,1 por cento da facturação, para 6,5 mil milhões de euros, com principal destaque para a Europa de leste.

O presidente da Metro, Hans-Joachim Koerber, disse que foram avançadas medidas para melhorar a estrutura de custos e alterar a oferta de produtos no mercado, o que inclui o aumento do número de produtos no sector têxtil.

O responsável reiterou que é esperada uma subida entre oito e 12 por cento dos ganhos por acção este ano, enquanto as vendas deverão aumentar entre cinco e seis por cento.

No ano passado, o grupo Metro substituiu a Royal Ahold no terceiro lugar do ranking dos retalhistas e está agora atrás do Wal- Mart Stores e do Carrefour.

PUB