Lula da Silva promete forte investimento em Portugal

O presidente do Brasil, Lula da Silva, manifestou a sua enorme satisfação pelo seu país poder participar no apoio à economia portuguesa por intermédio do investimento das empresas brasileiras em Portugal. As palavras de Lula da Silva foram ouvidas no final da X Cimeira Luso-Brasileira, que decorreu ontem em Lisboa, numa declaração feita ao lado do primeiro-ministro português, José Sócrates.

RTP /
Lula da Silva esteve em Lisboa e prometeu ajuda à economia portuguesa António Cotrim/Lusa

Terminou mais uma cimeira luso-brasileira com a presença de Lula da Silva em Portugal e a garantia do presidente brasileiro da participação do seu país no apoio à economia portuguesa com o investimento de empresas brasileiras em Portugal.

"Eu estou feliz porque finalmente o Brasil e Portugal juntam-se numa coisa extraordinária e o potencial do Brasil pode ajudar a alavancar a economia portuguesa", referia Lula da Silva na declaração feita ao lado do primeiro-ministro, José Sócrates, no final da X Cimeira Luso-brasileira.

Para esta manifestação de apoio a Portugal muito contribuiu o facto de mais de 600 empresas terem investido num passado recente 20 mil milhões de euros no Brasil, pelo que no seu entender chegou a hora de os empresários brasileiros investirem em Portugal.

Lula da Silva teve ainda oportunidade de considerar "muito importante" a assinatura dos sete acordos de cooperação política e empresarial feita no decorrer da cimeira luso-brasileira e elogiou os empresários portugueses pela "descoberta do Brasil", considerando ser agora chegada a hora de retribuir.

A presença do presidente do Brasil em Portugal surge num momento em que a Portugal Telecom (PT) está em plena contenda com a espanhola Telefónica, que quer comprar à operadora portuguesa a participação que detém na Vivo, no Brasil, daí que Lula da Silva tenha sido claro ao referir a PT como a operadora escolhida pelo seu governo para levar a banda larga a todos os brasileiros realçando que a PT é uma das empresas portuguesas com "mais investimentos no Brasil".

Empresas portuguesas no Brasil

No âmbito da cimeira luso-brasileira a Galp reforçou a sua participação no Brasil com a assinatura com a Petrobrás de um acordo de cooperação para a promoção de projecto de produção de biocombustíveis de segunda geração, um investimento em parceria com a AICEP de 357 milhões de euros, condicionado, segundo as empresas, à carga fiscal que o Governo português aplicar aos produtos.

Também o grupo Mota-Engil, através da sua participada Suma, celebrou um acordo com o grupo brasileiro Leão & Leão para a aquisição de 50 por cento da Geovision, uma empresa que actua no sector da gestão ambiental, com o valor da aquisição a chegar aos 21,9 milhões de euros, estando o valor ainda indexado ao cumprimento futuro de algumas premissas da actividade, o que reforça a parceria traduzida no acordo pelo mútuo comprometimento no desenvolvimento da empresa.

 

PUB