Macau será a porta de entrada portuguesa no Oriente

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse esperar que Macau promova a ligação entre Portugal e China e garantiu que o antigo território sob administração portuguesa será a porta de entrada para os produtos nacionais no mercado chinês.

Agência LUSA /
José Sócrates à chegada ao aeroporto de Macau Lusa

As palavras do chefe do Governo português foram proferidas na sessão de abertura do Fórum de Cooperação Económica e Empresarial Macau Portugal 2007.

"Contamos com o papel de Macau para a nossa relação com a China, sobretudo ao nível comercial. Sei que essa é a vontade das autoridades políticas e dos empresários macaenses", declarou José Sócrates, num discurso em que assegurou que o Estado Português "considera altamente prioritárias" as suas relações com Pequim.

No seu discurso, José Sócrates frisou ainda que Portugal "quer que Macau seja a porta de entrada dos produtos portugueses para a China, tal como Portugal pode ser a porta de entrada dos produtos chineses para a Europa, África e América do Sul".

Sobre a sua visita oficial de cinco dias à República Popular da China, o primeiro-ministro disse que faz "uma balanço positivo".

"Homens de negócios portugueses e chineses querem aproveitar as oportunidades do mercado global. Houve muitos acordos assinados ao longo desta visita, mas muito mais serão assinados a prazo", sustentou o primeiro-ministro.

Por sua vez, o secretário para a Economia e Finanças do Governo da Regi ão Administrativa Especial de Macau (RAEM), Francis Tam Pak Yuen, afirmou que, " por razões históricas, existe entre Portugal e Macau uma estreita relação no campo económico, comercial, cultural e entre as suas gentes".

Este privilégio permite que Macau, funcionando como uma ponte de ligaçã o entre a China continental e Portugal, desempenhe um papel de intermediário para esses dois países", defendeu.

O responsável do Governo da RAEM fez ainda questão de sublinhar que acredita "que as boas perspectivas que se abrem para Macau no desenvolvimento da sua economia contribuirão para criar mais oportunidades para o estreitamente da cooperação económica e comercial entre Portugal e Macau".

"Macau aguarda de braços abertos a chegada de empresários portugueses", disse.

Macau é o elo de ligação da China aos países de língua oficial portuguesa.

PUB