Maior barrica de ovos-moles tenta entrar para o Guinness
Aveiro, 22 nov (Lusa) - A Associação de Produtores de Ovos-Moles de Aveiro (APOMA) encheu hoje com cerca de 250 quilos de ovos-moles uma pipa de madeira transformada numa barrica gigante para concorrer ao Guinness World Records.
A iniciativa faz parte da segunda edição da mostra de doçaria conventual de Aveiro e produtos da Ria de Aveiro, que começa hoje e decorre até domingo, no Museu de Aveiro.
A APOMA está apostada em bater um recorde do Guinness com a maior barrica de ovos-moles do mundo para promover e divulgar este doce conventual feito à base de gema de ovo e certificado pela União Europeia com Indicação Geográfica Protegida.
"Queremos passar uma mensagem para o mercado de que os ovos-moles são produzidos por muitos produtores que unidos podem satisfazer mercados longínquos e exigentes em quantidade e qualidade", afirmou o presidente da APOMA, José Francisco.
Atualmente, os produtores deste doce típico de Aveiro aguardam a autorização de Bruxelas para poderem começar a exportar ovos-moles ultracongelados.
A pipa com mais de um metro e meio de altura e com capacidade para cerca de mil litros foi cedida pelas Caves Aliança e a decoração esteve a cargo do artista plástico aveirense Jeremias Bandarra.
O artista contou à agência Lusa que demorou mais de 15 dias para pintar a barrica com os motivos regionais, como barcos moliceiros, salinas, o farol e a tricana.
"Não foi um trabalho fácil devido ao formato da pipa", admitiu Jeremias Bandarra, acrescentando que teve de fazer várias experiências, antes de se "lançar à barrica".
Após a mostra de doçaria conventual de Aveiro e produtos da ria, a barrica será colocada provisoriamente na Estação da CP em Aveiro, mas a ideia é que venha a fazer parte do espólio do futuro museu dos ovos-moles, um anseio antigo da APOMA.
Os ovos-moles que foram colocados na barrica gigante vão servir para encher as formas tradicionais de peixes e búzios para oferecer aos visitantes do certame, que reúne dezenas de produtores.
Durante os três dias da mostra estará patente a exposição "ovos molles: 500 anos de história", que reúne documentos relativos aos cinco séculos de história dos ovos-moles de Aveiro e da sua interligação ao Museu de Aveiro (antigo Convento de Jesus), bem como peças antigas relacionadas com o fabrico dos ovos-moles de Aveiro e de hóstias e documentação e imagens cedidas por particulares.
No âmbito da mostra, foi lançado esta sexta-feira o livro "Ovos molles: 500 anos", com testemunhos dos produtores e compilação de documentos históricos, recolhidos nos últimos anos pela APOMA e pela Câmara Municipal.
O programa inclui ainda um "show cooking", com Ricardo Costa, natural de Aveiro e "chef" executivo no "The Yeatman Hotel", reconhecido por duas vezes com uma estrela Michelin, que apresentará a "Ementa Ria de Aveiro", confecionada com os produtos da região.