Maior produtora mundial de minério de ferro anuncia novos cortes na produção

São Paulo, Brasil, 08 Dez (Lusa) -- A empresa brasileira Vale, maior produtora e exportadora mundial de minério de ferro, anunciou hoje novos cortes na produção, com o objectivo de adequar-se ao novo cenário internacional.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A companhia suspendeu as operações de duas unidades no porto de Tubarão, Estado do Espírito Santo, na região Sudeste do Brasil, com capacidade total de produção de 7,3 milhões de toneladas anuais.

Num comunicado distribuído ao mercado, a companhia salientou que a suspensão das actividades é resultado da "contração sem precedentes da demanda global por minério de ferro e pelotas".

O anúncio de hoje soma-se à recente interrupção das actividades de outras unidades da Vale no Brasil e no estrangeiro, com a demissão de 1.300 funcionários, férias colectivas para outros 5.500 e um corte na produção de cerca de 30 milhões de toneladas.

"Diante da severidade da recessão global e das incertezas sobre a evolução futura da demanda, a Vale continuará a administrar sua produção de acordo com as condições de mercado prevalecentes no curto prazo", salientou a empresa.

A companhia avançou que irá fechar por tempo indeterminado minas no Canadá, responsável pela produção de níquel e de cobre.

A Vale, maior empresa privada brasileira, com actuação em dezenas de países, tem a China como principal destino de suas exportações e venceu recentemente um concurso para exploração de carvão, em Moçambique.

MAN.

Lusa/Fim.


PUB