Mais de 55 milhões de euros para 25 projetos de investigação que envolvem empresas

por Lusa

Redação, 22 abr 2020 (Lusa) -- Mais de 55 milhões de euros, entre fundos públicos e privados, vão financiar 25 projetos de investigação de empresas e instituições científicas e tecnológicas nos próximos três anos, no âmbito da iniciativa GoPortugal, anunciou hoje o Governo.

O financiamento total, de 55,2 milhões de euros, é suportado por fundos europeus, de empresas, de três instituições universitárias norte-americanas (com parcerias estabelecidas com Portugal) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), principal entidade na dependência do Governo que financia a investigação em Portugal.

Os projetos selecionados, que envolvem 34 empresas e 27 entidades do sistema científico e tecnológico nacional, abrangem áreas como a ciência dos dados, computação avançada, inteligência artificial, transformação digital na indústria, cidades sustentáveis, alterações climáticas, prevenção de fogos florestais, física médica e nanomateriais, enumera o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em comunicado.

A iniciativa GoPortugal visa apoiar a internacionalização da investigação científica e tecnológica feita em Portugal, tendo como parceiros as universidades norte-americanas do Texas, em Austin, Carnegie Mellon e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que vão contribuir com 16,7 milhões de euros.

As empresas irão investir 7,7 milhões de euros e a FCT dará 7,2 milhões. O grosso do financiamento dos 25 projetos -- 23,6 milhões de euros -- será assegurado por fundos europeus.

Cabe às empresas liderarem a rede de colaborações e projetos.

Tópicos
pub