Mais de 700 candidaturas a apoios para instalação de jovens agricultores "superam expectativas"

por Lusa

Os dois avisos do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 de apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade receberam 727 candidaturas, com um investimento total previsto de 140 milhões de euros, foi hoje anunciado.

"No âmbito dos anúncios abertos (11.º anúncio da operação 311 e 5.º da operação 312), cujo prazo terminou na passada sexta-feira, dia 05 de fevereiro, foram submetidas 727 candidaturas, com um investimento total previsto de 140 milhões de euros", informou o Ministério da Agricultura em comunicado.

Com uma dotação global de 10 milhões de euros, os dois avisos do PDR2020 destinam-se a jovens agricultores dos 18 aos 40 anos que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respetivo investimento na exploração agrícola.

Segundo o Governo, as candidaturas recebidas "superaram largamente as expetativas".

Citada no comunicado, a ministra da Agricultura considera que esta adesão é "um sinal muito positivo, sendo reveladora da vontade e do dinamismo dos jovens".

"Vai ao encontro daquilo que é a nossa ambição de potenciar a atratividade do setor agrícola, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza, dinamizando e criando valor nos territórios de baixa densidade", afirma Maria do Céu Antunes.

Segundo salienta a governante, a adesão registada "em muito contribui" para se conseguir "atingir a meta definida na Agenda da Inovação para a Agricultura 20|30, `Terra Futura`, de instalar 80% dos jovens em territórios de baixa densidade".

Os dados avançados pelo ministério apontam que "o PDR2020 já apoiou 2.430 projetos de investimento de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, num total de 262 milhões de euros, o que representa um investimento de 656 milhões de euros, tendo já concedido 69 milhões de euros em prémios à instalação de jovens agricultores".

Este valor, diz Maria do Céu Antunes, "representa 70% dos apoios concedidos neste período de programação aos jovens".

Os dois avisos para apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade têm uma dotação global de 10 milhões de euros, dos quais dois milhões de euros se enquadram na medida `Jovens Agricultores`, que se destina à atribuição de prémios à instalação, e os restantes oito milhões de euros estão alocados à operação para `Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola.

Estas medidas "são complementares", segundo a tutela, implicando assim uma candidatura conjunta.

Em 20 de novembro passado, quando foi anunciada a abertura dos dois avisos, a ministra da Agricultura afirmou, citada em comunicado, que "este apoios pretendem aumentar a atratividade do setor agrícola aos jovens, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e das estrutura produtiva, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza e criando valor em territórios de baixa densidade".

Segundo Maria do Céu Antunes, está previsto que os oito milhões de euros alavanquem 21 milhões de euros de investimento total.

Os beneficiários destas medidas são jovens agricultores com idades entre os 18 e os 40 anos, que se instalem, pela primeira vez, numa exploração.

Adicionalmente, tem que estar garantida a titularidade e a gestão direta da exploração agrícola durante, pelo menos, cinco anos.

O Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal foi aprovado na sequência de decisão de Comissão Europeia em dezembro de 2014 e visa o apoio às atividades do setor agrícola assentes numa gestão eficiente dos recursos.

Tópicos
pub