Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mais de centena e meia de lojas fecharam em centros comerciais já este ano

por Antena 1

Foto: Pedro A. Pina - RTP

Foram 160 as lojas de shoppings que tiveram de fechar portas, em Portugal, desde o início do ano. A pandemia veio alterar hábitos e muitos comerciantes viraram-se para a venda na internet.

O número é avançado à Antena 1 pela Associação de Centros Comerciais, que diz que parte destes encerramentos foi compensada com a abertura de novas lojas.

O director-executivo da Associação sublinha que a pandemia veio alterar os hábitos de consumo dos portugueses e antecipar o crescimento do comércio online.

Rodrigo Moita de Deus afirma que os lojistas são obrigados a adquirir novas competências e a adaptar os próprios estabelecimentos.

Face a esta nova realidade de consumo, mais virada para as compras através da internet, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais apresenta esta terça-feira um Plano de Retoma para o Retalho.

Rodrigo Moita de Deus diz que, desde a reabertura dos centos comerciais, em meados de abril, já se nota alguma recuperação. Ainda assim, admite o diretor executivo da associação portuguesa de Centros Comerciais, este será um processo lento, que não será igual para todos os sectores nos shoppings.
pub