Mais de quinze mil encontram trabalho no portal Netemprego

Mais de 15 mil pessoas encontraram um emprego através do portal Netemprego, a bolsa de emprego disponível na Internet lançada em Junho de 2006, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a que a Lusa teve acesso.

Agência LUSA /

O Netemprego, lançado no âmbito do Plano Tecnológico e que visa facilitar a procura e a oferta de emprego, levou à colocação de 15.728 pessoas até ao dia 28 de Dezembro.

Através deste portal, situado em www.netemprego.gov.pt, quem procura emprego, seja porque está desempregado ou porque quer mudar de emprego, pode pesquisar e entregar candidaturas através da Internet a todas as ofertas de emprego da rede do IEFP.

As entidades empregadoras podem, através do site, entre outras funções, colocar on-line ofertas de emprego e pesquisar e convocar pessoas disponíveis para trabalhar.

Os dados do IEFP, que se referem ao dia 28 de Dezembro, revelam que existiam 3.173 ofertas de emprego no site do Netemprego para 4.029 postos de trabalho.

Nesta mesma data, 151.504 pessoas tinham disponibilizado o seu currículo no site.

No último mês do ano contabilizaram-se 23.760 candidaturas a ofertas de emprego disponíveis on-line.

Entre Junho (mês incompleto) e Dezembro registou-se um total de 230.930 candidaturas a ofertas de emprego, tendo sido o mês de Julho que verificou maior fluxo com 44.022 candidaturas.

O portal Netemprego é uma das medidas implementadas pelo Governo com vista a modernização do serviço de emprego público.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) têm actualmente disponível em 24 Centros de Emprego, distribuídos pelas cinco delegações regionais do IEFP, o Livre Serviço para o Emprego, ou seja, um conjunto de quiosques electrónicos que permite que os candidatos possam aceder ao Netemprego.

O relatório de acompanhamento do Plano Nacional de Emprego 2005-2008, feito pela Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento (DGEEP) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e divulgado em Outubro, previa que este serviço estivesse disponível em 26 Centros de Emprego.

PUB