Manuel Sebastião está bem preparado para o cargo - Nogueira Leite
Lisboa, 20 Mar (Lusa) - O recém-nomeado presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, é alguém de bom nível e preparado para o lugar, disse hoje à agência Lusa o economista e ex-secretário de Estado António Nogueira Leite.
"É uma pessoa de bom nível; tenho muito boa opinião dele", afirmou Nogueira Leite, acrescentando que o economista hoje escolhido pelo executivo está "igualmente bem preparado para o lugar".
Nogueira Leite considera que Manuel Sebastião, tal como Abel Mateus quando foi nomeado para o cargo, também não tem experiência na área da concorrência, mas acha-o "mais completo" e com maior experiência do mundo do que o seu antecessor.
Abel Mateus termina segunda-feira o seu mandato de cinco anos à frente da Autoridade da Concorrência e não foi reconduzido no cargo.
O ex-secretário de Estado do Tesouro disse ainda não estar surpreendido por não ter havido recondução, já que Abel Mateus foi um presidente que "falou mais e fez menos".
"Ele conduziu muito mal os processos da OPA do BCP e da OPA da PT", afirmou Nogueira Leite, tendo demorado um "tempo exagerado" nas suas decisões.
Manuel Sebastião "vai certamente ser melhor, até porque isto é uma questão de aprendizagem", notou o economista, lembrando que é preciso combinar uma Autoridade da Concorrência eficaz com os ritmos que o mundo real impõe à tomada de decisões.
Manuel Sebastião, membro da administração do Banco de Portugal, foi hoje nomeado presidente da Autoridade da Concorrência pelo Governo, em substituição de Abel Mateus.
O Governo aprovou, também, em conselho de ministros a nomeação de Jaime Andrez e de João Espírito Santo Noronha como vogais da Autoridade da Concorrência.
IRE.
Lusa/Fim