Marcha de protesto contra preço dos combustíveis

Aveiro, 25Jun(Lusa) -- Apesar do preço do combustível, contra o qual protestam, os agricultores estão hoje a "investir" o gasóleo dos tractores para "lavrar" um protesto contra a "dramática situação da lavoura", numa marcha, entre Ovar e Estarreja.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O protesto, promovido pela Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro(ALDA) e apoiado pela Confederação Nacional de Agricultores(CNA) conta no ponto de partida, em Válega, Ovar, com três dezenas de tractores, que são aguardados ao longo do percurso até Estarreja pela Brigada de Trânsito da GNR, no sentido de minimizar os transtornos no trânsito.

Tal como noutros sectores, a alta do preço dos combustíveis é um dos motivos do descontentamento, pelo que os agricultores reclamam que o subsídio ao gasóleo agrícola passe dos actuais 37, 2 cêntimos para os 75 cêntimos.

Há, contudo, outros motivos para o protesto, como a anunciada descida do preço do leite à produção, em cinco cêntimos, numa zona de forte tradição leiteira, que está a deixar os produtores revoltados.

As empresas de recolha do leite já lhes comunicaram que lhes passam a pagar menos, mas, inconformados, exigem a intervenção do governo, porque o preço do leite ao consumidor continua elevado e para eles, os factores de produção, como as rações e os adubos, duplicaram, como o gasóleo.

MSO.

Lusa / Fim


PUB