Marcha lenta de camiões no Porto aberta à participação de ligeiros e motas

Porto, 06 Jun (Lusa) - Um dos organizadores da marcha lenta programada para o final da tarde de hoje, no Porto, com a presença confirmada de cerca de 400 camiões, disse à lusa que o protesto está aberto à participação de veículos ligeiros e motas.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Quem quiser pode participar, basta que se dirija ao local de encontro, na Rotunda de S. Roque da Lameira cerca das 19:00", disse Manuel Mota, referindo que, para já, está garantida a participação de transportes de mercadorias, táxis e reboques de pronto-socorro.

Por indicação da PSP, que irá acompanhar este protesto, foi decidido eliminar o ponto de encontro na área de serviço em Águas Santas (Maia).

"Tínhamos programado que os camiões oriundos de Lousada e Penafiel se encontrassem em Águas Santas com outros colegas, mas foi sugerido eliminar esta paragem e nós aceitamos, ou seja, seguiremos directamente para o Porto", disse.

Depois de reunidos, os grupos arrancam, pela A4, em direcção ao Porto, entram na Circunvalação até à Rotunda AEP e seguem para a VCI em direcção ao Estádio do Dragão, saindo para a Rotunda de S. Roque, onde já deverão estar os camiões provenientes de Sul.

Daqui, cerca das 19:30, partem novamente em marcha lenta para a VCI em direcção à Ponte da Arrábida (sentido Norte/Sul), onde saem em direcção à Afurada, para entrar novamente, em sentido contrário (Sul/Norte), na VCI até ao ponto de partida.

Os organizadores estimam que este percurso, nos dois sentidos da VCI, possa demorar "mais de duas horas".

Devido a este protesto, e segundo a fonte da organização, a PSP terá de encerrar várias ruas à circulação rodoviária.

A Lusa tentou obter, junto da PSP, mais informações sobre os percursos alternativos e os trajectos encerrados, mas até ao momento essa informação não foi disponibilizada.

Os organizadores do protesto reivindicam a atribuição de gasóleo profissional, à semelhança do que acontece com os agricultores, e outros benefícios fiscais.

PM.


PUB