Maria do Carmo Fonseca distinguida com Prémio Dona Antónia 2013

por Lusa

Porto, 04 jul (Lusa) -- A diretora do Instituto de Medicina Molecular, Maria do Carmo Fonseca, foi hoje distinguida com o Prémio Dona Antónia 2013, atribuído pelas Caves Ferreira, em Gaia, a uma mulher portuguesa com "valores pessoais e profissionais" semelhantes aos da "Ferreirinha".

A eleita pelo júri da 25.ª edição do prémio criado pela família de Dona Antónia Adelaide Ferreira e pela Sogrape é também professora catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e foi galardoada com o Prémio Pessoa em 2010.

Dona Antónia, nascida a 4 de julho de 1811 e falecida a 26 de março de 1896 ficou, "carinhosamente", conhecida como "a Ferreirinha".

"A extrema dedicação à investigação e ao estudo de doenças causadas por alterações genéticas, nomeadamente o cancro, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, e a intensa atividade como autora de artigos científicos originais editados nas mais prestigiadas publicações especializadas do mundo, foram algumas das qualidades de Maria do Carmo Fonseca valorizadas pelo júri do prémio", indicou a organização em comunicado.

Licenciada em Medicina e doutorada em Biologia Celular pela Universidade de Lisboa, Maria do Carmo Fonseca é pós-doutorada pelo Laboratório Europeu de Biologia Molecular, na Alemanha, e dirige o programa de cooperação internacional Harvard Medical School -- Portugal, tendo já recebido o prémio Gulbenkian de Ciência, o prémio ibérico DuPont da Ciência e a Comenda da Ordem de Santiago da Espada.

Segundo a Sogrape, o prémio tem "o intuito primeiro de distinguir, anualmente, uma figura feminina portuguesa que, devido às suas características humanas e capacidades de empreendedorismo, tenha replicado de alguma forma o excecional exemplo de Dona Antónia nos tempos de hoje".

"Os descendentes de Dona Antónia distinguem anualmente uma figura feminina portuguesa que, mercê das suas características humanas e capacidades profissionais tenha contribuído de forma marcante para o desenvolvimento do país e para a projeção de Portugal no mundo", refere.

Presidido por Artur Santos Silva, presidente da assembleia geral da A.A. Ferreira S.A., o júri do Prémio Dona Antónia integra dois representantes dos co-instituintes do prémio e dos descendentes de Dona Antónia (Maria João Spratley Ferreira, pelo ramo Ferreira, e Francisco Javier Olazabal, pelo ramo dos Condes de Azambuja).

Do júri fizeram ainda parte o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, o presidente da Associação Empresarial de Portugal, José António Barros, e ainda dois membros convidados: Luís Valente de Oliveira e Rui Guimarães.

Tópicos
pub