Martifer e EDP assinam acordo de parcerias para projectos em renováveis
Lisboa, 20 Dez (Lusa) - A EDP e a Martifer assinaram hoje um acordo de princípios que visa o eventual desenvolvimento de parcerias para as novas energias, divulgaram hoje as empresas em comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O acordo "contém os princípios negociais acordados entre as partes quanto à identificação, análise e eventual desenvolvimento de oportunidades de cooperação empresarial em relação a projectos de produção de energia eléctrica", refere o comunicado.
A produção de energia poderá ser a partir de fonte eólica, `on shore`, com destaque para os países do Leste europeu, de fonte eólica, `off shore`, na proximidade da costa portuguesa do Oceano Atlântico, e de fonte hídrica, em bacias hidrográficas que venham a ser acordadas pelas partes, especifica a mesma nota.
Este acordo hoje assinado "abrange ainda a possibilidade de as partes promoverem a análise do interesse técnico e económicofinanceiro da aquisição pela EDP, de aerogeradores ou equipamentos solares, em condições preferenciais", assim como "a identificação, análise e eventual desenvolvimento de oportunidades de execução de projectos nas áreas da microgeração de energia eléctrica, de fuel cells/hidrogénio ou biomassa que venham a ser acordados".
No comunicado, a EDP e a Martifer referem ainda que "o desenvolvimento de formas de cooperação específicas, ao abrigo do acordo de princípios agora estabelecido, depende de se alcançarem resultados satisfatórios para ambas as empresas após a realização das análises de viabilidade previstas"
Com este acordo, as empresas "pretendem potenciar os seus respectivos negócios, nomeadamente nas energias renováveis, aproveitando as competências e know-how de cada uma".
As acções da EDP encerraram hoje na Euronext Lisboa a recuar 0,89 por cento para 4,47 euros, enquanto a Martifer progrediu 2,47 por cento para 8,3 euros.
MRE.
Lusa/Fim