Martifer ganha segunda obra para estádios do Mundial 2014

São Paulo, 07 out (Lusa) - A Martifer anunciou na quinta-feira a realização de inovações tecnológicas para o estádio do Castelão, no Estado do Ceará, na segunda divulgação de participação da empresa portuguesa em obras do Mundial2014 de futebol.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As novidades tecnológicas foram apresentadas no Brasil pelo CEO do Grupo Martifer, Jorge Martins. A empresa portuguesa será responsável pelo projeto de fornecimento e de montagem da estrutura metálica da arena localizada na cidade de Fortaleza, além do revestimento da cobertura do estádio.

A obra é de responsabilidade de um consórcio formado pelas brasileiras Galvão Engenharia e Andrade Mendonça Construtora.

A estrutura da coberta construída pela Martifer substituirá os amortecedores antes usados no estádio cearense para minimizar o impacto da vibração das bancadas, garantindo mais conforto e segurança para os adeptos, divulgou a Secretaria Especial da Copa 2014 do governo do Estado do Ceará.

Ao longo de sua apresentação, Jorge Martins também destacou que o revestimento termoacústico da arena vai proporcionar uma sensação térmica mais agradável aos espectadores, por ser adequado ao sol do nordeste brasileiro. Além de não absorver o calor, o projeto permitirá a circulação de ar dentro do estádio.

A estrutura também garantirá isolamento acústico, o que vai melhorar o acompanhamento dos jogos pelos adeptos e a transmissão pelos media.

Apesar de o Brasil ser considerado "o país do futebol", ainda é raro encontrar esse tipo de tecnologia nos estádios do país. É o Mundial2014 que está a mudar essa realidade.

De acordo com Jorge Martins, as peças maiores para as obras do estádio já estão a ser produzidas na fábrica da empresa em Portugal. O restante será feito no Brasil. As primeiras peças deverão ser entregues em dezembro deste ano. "O nosso prazo contratual é concluir em agosto de 2012", disse o responsável.

Para o governo do Estado do Ceará, uma das vantagens do projeto da Martifer é que ele pode ser executado simultaneamente ao restante das obras do estádio.

No total, a estrutura metálica da Arena Castelão terá 30 mil metros quadrados, 3.000 toneladas, 19.500 peças e 120.000 parafusos de fixação.

Esse foi o segundo anúncio oficial da participação da Martifer na construção de estádios do Mundial2014 de futebol.

Há cerca de um mês, foi divulgado que a companhia prestaria serviços também nas obras do estádio Fonte Nova, na cidade de Salvador, na Bahia. Na época, a empresa anunciou um investimento de 12 milhões de euros na abertura de uma fábrica de infra-estruturas metálicas no Brasil.

Tópicos
PUB