Em direto
A resposta aos danos da depressão Kristin e a evolução do estado do tempo

Medidas do Governo são passo importante e desejado, defende autarca de Leiria

Medidas do Governo são passo importante e desejado, defende autarca de Leiria

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou hoje que as medidas anunciadas pelo Governo para apoiar a reconstrução devido ao mau tempo são um passo importante e desejado, e pediu transparência e organização.

Lusa /

"Acho que foi um passo importante, que era desejado. O que percecionámos, desde a primeira hora, é que, de facto, a paisagem de Leiria, da região, tinha mudado, não foram só as árvores que caíram, foram os telhados que voaram, foram as escolas que encerraram, um cenário que era arrasador", afirmou Gonçalo Lopes.

O Conselho de Ministros aprovou no domingo um pacote de apoios que poderá atingir os 2,5 mil milhões de euros para responder aos estragos provocados pela depressão Kristin, abrangendo famílias, empresas e entidades públicas.

Aos jornalistas, nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde o município instalou um centro de operações, Gonçalo Lopes salientou que, felizmente, se conseguiu que "isso fosse entendido", reafirmando que "mais vale tarde do que nunca".

"Confirmava-se aquilo que tinha dito desde a primeira hora, `precisamos de um estado de calamidade, precisamos rapidamente de ter pessoas no terreno, precisamos rapidamente de ter ações", declarou.

O autarca exemplificou com a iniciativa de recolha e distribuição de 100 toneladas de plásticos e lonas, uma "operação simples", mas que "esta noite salvou muitas casas e salvou muito património de empresas e particulares".

"Se não tivesse sido feita, hoje estaríamos muito pior".

Questionado sobre se considerava as medidas suficientes, o socialista Gonçalo Lopes declarou que "têm um bom sentido".

"Não consigo verificar toda a dimensão dos apoios e a sua distribuição. Sei que há públicos-alvo a serem beneficiados, com o qual eu me revejo", como o património público, as famílias e as empresas, referiu, para salientar ser importante que haja transparência e organização na metodologia.

Tópicos
PUB