Metalomecânica portuguesa lança fábrica em Marrocos e quer faturar 12 milhões de euros por ano

Ourém, Santarém, 05 mar (Lusa) - A metalomecânica Fametal, sediada em Caxarias, concelho de Ourém, anunciou hoje que vai abrir uma unidade fabril em Marrocos, em sociedade com outra empresa.

Lusa /

De acordo com o comunicado enviado à agência Lusa, o investimento global é de cinco milhões de euros e a sociedade foi estabelecida com a empresa "Qatar Ingenierie & Construction Company", um "gigante da construção civil e obras públicas em todo o mundo árabe, Magrebe incluído", refere o documento.

A nota também especifica que a Fametal fica com 49% do capital social e que a "Qatar Ingenierie" fica com os restantes 51%, sendo que a empresa portuguesa abdicou de ter maioria em troca da gerência da fábrica, tal como afirma o administrador da nova empresa, Hélder Frade, citado na mesma nota.

Este responsável sublinha ainda que "o potencial do mercado marroquino é enorme, bem como o de boa parte dos países mais próximos" e que a empresa conta que a nova fábrica - a Fim-etal - "esteja a faturar 12 milhões ao ano", até 2017.

Este será o primeiro investimento industrial que esta empresa do distrito de Santarém realiza no estrangeiro, isto apesar de já ter apostado na internacionalização há vários anos.

França e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) são já responsáveis por 50% da faturação anual daquele grupo empresarial, com uma distribuição de 20% e 30%, respetivamente.

"O mercado de França é bom, mas, tipicamente, são-nos adjudicadas obras de 100 ou 200 toneladas, e nas obras em África e América do Sul a dimensão é outra, vai com frequência das 600 às três mil toneladas", refere Hélder Frade.

O comunicado de imprensa refere ainda que a empresa também tem "um conjunto de obras muito interessantes na Guiné, onde a Fametal também estuda uma parceria e a construção regular de pavilhões e armazéns para um grupo logístico que atua na Guiné-Bissau".

"A Colômbia, e, mais recentemente, a Bolívia, são outros dos destinos das exportações e montagens da Fametal", acrescenta.

A Fametal fabrica e monta tudo o que se faz com metal, ou seja, todo o tipo de fábricas, pavilhões, pontes e viadutos, prédios de habitação (como a Torre S. Rafael, na Parque Expo), estruturas de suporte para tubos de água, de combustíveis ou cereais, entre outras.

Tópicos
PUB