Metro de Lisboa parado devido a greve

O metro de Lisboa não circula esta manhã devido à greve dos trabalhadores, que se iniciou às 23h30 de quarta-feira. O Movimento de Utentes do Metropolitano de Lisboa critica a paralisação e apela a um protesto na sexta-feira.

Raquel Morão Lopes /

Foto: Sandra Henriques/Antena1

Em declarações à Antena1, Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, que convocou a greve de 24 horas, explica as razões que levam os trabalhadores a fazer greve.

“Estão revoltadíssimos por terem 27 por cento do seu salário descontado e por já ser claro que a responsabilidade dos problemas da empresa não ser provocada por eles, mas sim, por exemplo, pelos tais ‘swaps’ que levam milhares de euros e juros altíssimos que pagamos à banca”, afirma a sindicalista.

Quem está descontente com esta forma de luta dos funcionários do metro são os utentes. O porta-voz do Movimento de Utentes do Metropolitano de Lisboa, Aristides Teixeira, apela às pessoas que manifestem a sua discordância em relação à greve usando uma peça de roupa preta esta sexta-feira.

A Carris decidiu reforçar o número de autocarros a circular, sobretudo no eixo central da cidade entre o Campo Grande e o Cais do Sodré.

(com Sandra Henriques)
PUB