Mexicano Carlos Slim é o homem mais rico do mundo pelo quarto ano consecutivo, segundo a Forbes
Lisboa, 04 mar (Lusa) - O mexicano Carlos Slim é o homem mais rico do mundo pelo quarto ano consecutivo, com uma fortuna de 73 mil milhões de dólares, em 2012, seguindo-se Bill Gates e Amancio Ortega, segundo a revista Forbes.
De acordo com a lista `The World`s Billionaires 2013`, hoje divulgada pela Forbes, a família Slim detém a maior fortuna do mundo pelo quarto ano consecutivo, o que se deve à valorização das ações do Grupo Financeiro Inburso e ao Grupo Carso, que opera na indústria e no retalho.
A America Movil, uma operadora de telecomunicações pan-americana, mantém-se como o seu ativo mais valioso (36,3 mil milhões de dólares), tendo expandido o negócio para a Europa no ano passado.
Slim tem também investimentos em áreas como minas, imobiliário e infraestruturas e não ocupa nenhum lugar nos conselhos de administração das empresas que controla, mantendo-se, no entanto, como consultor estratégico.
A segunda maior fortuna do mundo pertencia, em 2012, a Bill Gates, atingindo os 67 mil milhões de dólares. Bill Gates, "a pessoa mais generosa do mundo, nas palavras da Forbes, "diz que, desde que ajude a erradicar doenças mortais como pólio e malária, não quer saber se é esquecido depois da sua morte".
A fortuna de Gates aumentou 6 mil milhões de euros, em 2012, em relação ao ano anterior, e isto "sem ajuda da empresa que cofundou, a Microsoft, em que detém uma parcela de 5%".
A terceira maior fortuna é espanhola e pertence ao dono da Zara, Amancio Ortega, que, aos 76 anos, somou uma riqueza de 19,5 mil milhões de dólares, o que lhe valeu, pela primeira vez, um lugar no `top 3` dos mais ricos do mundo.
Ortega deixou de ser presidente da Inditex, que detém a Zara, em 2011, mas continua com 60% das ações do grupo, cujos lucros dispararam 50% em 2012.
A fechar o `top 10` estão ainda as fortunas de Warren Buffet (53,5 mil milhões), de Larry Ellison (43 mil milhões), de Charles Koch (34 mil milhões), de David Koch (34 mil milhões), de Li Ka-shing (31 mil milhões), de Liliane Bettencourt (30 mil milhões) e de Bernard Arnault (29 mil milhões).
A lista das personalidades mais ricas do mundo bateu, em 2012, vários recordes: dos 1.426 nomes que compõem o `ranking`, 210 integram-no pela primeira vez e, no global, detêm uma fortuna de 5,4 biliões de dólares, um valor que, em 2011, foi de 4,6 biliões.
Os Estados Unidos continuam a liderar, com 442 multimilionários a integrar o grupo, seguindo-se a Ásia-Pacífico (386), a Europa (366), as Américas (129) e o Médio Oriente e África (103).