Microcrédito do BCP financiou 470 operações de 5,2 ME nos dois primeiros anos funcionamento
Lisboa, 20 Nov (Lusa) - A operação de microcrédito do Millennium bcp aprovou, desde Novembro de 2005, 470 projectos de financiamento, num montante aproximado de 5,2 milhões de euros, que envolveram a criação de 790 postos de trabalho, divulgou hoje o banco.
Para o próximo ano, a instituição prevê concretizar 500 operações, com a criação de um total de 850 postos de trabalho, precisou o Millennium bcp, numa nota de imprensa.
O banco, que vai avançar com o lançamento de sucursais virtuais Cáritas para "permitir o alargamento da zona de cobertura [da rede de microcrédito] a todo o território nacional", recebeu 7.409 pedidos de financiamento nos dois primeiros anos de funcionamento do Microcrédito Millennium bcp.
Dos 470 pedidos aprovados, 78 por cento partiram de portugueses com idades entre os 26 e os 35 anos (40 por cento) e em situação de desemprego (41 por cento).
Os pedidos realizados por imigrantes (22 por cento) corresponderam na sua maioria a cidadãos dos países de leste, seguindo-se naturais do Brasil e PALOP.
O Microcrédito Millennium bcp tem um montante máximo de 15 mil euros de crédito a atribuir por cada micro-empreendedor e os projectos têm a duração máxima de quatro anos.
Cada projecto engloba o apoio na elaboração do plano de negócio, acompanhamento, financiamento e reembolso.
ABI.
Lusa/Fim