Microsoft Office 2007 com comandos mais fáceis e intuitivos

O Office 2007, que nas versões para consumo será disponibilizado internacionalmente a 30 de Janeiro, possui comandos muito mais intuitivos e fáceis de utilizar, afirmou hoje Pedro Mendes, director da Microsoft.

Agência LUSA /

Pedro Mendes recordou que o Office 2003 tinha cerca de 1.500 menus e sub menus, observando que a nova interface é o resultado de 5 mil horas de trabalho em laboratórios com grupos que incluíam desde utilizadores inexperientes a muito experientes.

Além disso, equipas da Microsoft passaram 1.500 horas em empresas e em casas a ver quais as funcionalidades que os utilizadores mais usavam, acrescentou.

Pedro Mendes assinalou que todas as aplicações do Office 2007 trazem melhorias gráficas e permitem uma utilização muito mais fácil, com um conjunto vasto de opções de escolha automática no Power Point ou no Excel.

Na folha de cálculo Excel, vem muito facilitada a construção de gráficos e a detecção das principais características de grandes tabelas, permitindo assinalar com cores os valores mais baixos e/ou mais altos ou os que estão acima e/ou abaixo da média, por exemplo, para melhor identificação de tendências, observou.

O Office 2007 inclui a nova funcionalidade Live Preview, que permite visualizar várias formatações de documentos antes de optar por uma, inclui ferramentas melhoradas de criação de documentos, folhas de cálculo e gráficos de elevada qualidade e proporciona uma mais rápida criação de documentos, com modelos padrão, segundo a Microsoft.

A conjugação do Windows Vista com o One Note 2007 permite conversão de escrita manual digital para escrita impressa, com novas capacidades de reconhecimento de letra, e gravar voz e escrever em simultâneo, segundo Pedro Mendes, que considerou que os estudantes são um grupo alvo desta aplicação.

O Office Groove é uma aplicação que facilita o trabalho em grupo, permitindo partilhar com um ou mais utilizadores, através da Internet, ficheiros muito pesados, que não podem normalmente ser enviados por correio electrónico.

Este programa permite que várias pessoas em diferentes localizações interajam sobre um mesmo documento ou que um professor disponibilize apontamentos a um grupo de alunos em simultâneo, indicou Pedro Mendes.

O responsável da Microsoft Portugal salientou que o Office permite a conversão automática de documentos para os formatos pdf (da Adobe) ou xps, um novo formato aberto desenvolvido pela Microsoft e que pretende que se torne num formato aberto standard, baseado no formato xml aberto, em que são produzidos os ficheiros do Office 2007.

Pedro Mendes afirmou que os utilizadores de versões anteriores do Office terão disponível para importação gratuita na Internet um conversor que permite ler os ficheiros no novo formato xml aberto do Office 2007, uma facilidade que é apresentada pela primeira vez pela empresa.

O Office 2007 tem uma versão Basic, apenas pré-instalada em computadores pelos fabricantes, o Office Casa e Estudantes, que inclui apenas o processador de texto Word, a folha de cálculo Excel, o programa de apresentações Power Point e o One Note, e o Ultimate, o topo de gama para utilizadores domésticos que traz também o Access (base de dados), o Outlook e o Groove, precisou.

Pedro Mendes adiantou que o Office estará também no mercado nas versões Standard, PME, Professional, Professional Plus e Enterprise para a área profissional ou empresarial.

PUB