Microsoft reúne governantes em Lisboa para debater competitividade
O fórum de líderes de governo organizado pela norte-americana Microsoft, que este ano reúne em Lisboa vários responsáveis europeus, entre os quais o primeiro- ministro português, José Sócrates, terá como tema a competitividade através da inovação.
O encontro, que decorre terça e quarta-feira, contará com as presenças do presidente e maior accionista da multinacional de software Microsoft, Bill Gates, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, entre outros governantes europeus.
Este é o terceiro fórum da Microsoft realizado na Europa, depois de Praga, em 2005, e de Roma, em 2004.
A conferência, segundo a Microsoft, visa proporcionar a líderes políticos e altos quatros representantes de diversos países europeus um fórum de debate e troca de ideias.
Subordinado ao tema "Impulsionar a competitividade global através da inovação local", o fórum vai analisar as oportunidades e os desafios que os dirigentes europeus enfrentam perante a nova economia global, a qual propõe várias reformas para um crescimento forte e mais e melhores empregos.
O papel das tecnologias da informação no desenvolvimento da Administração Pública e do sector público, o aumento dos investimentos na área da investigação e inovação, o ensino digital, a formação dos recursos humanos e os serviços electrónicos são alguns dos pontos que serão abordados neste encontro.
Criada em 1975, a Microsoft é líder mundial em software.
A multinacional norte-americana está presente na Europa, Médio Oriente e África desde 1982, emprega mais de 12.000 pessoas, distribuídas por 55 subsidiárias que fornecem produtos e serviços em mais de 139 países.