Millennium bcp cresce na Polónia e identifica oportunidades para empresas portuguesas

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O banco do Millennium bcp na Polónia vai continuar a crescer e terá 400 sucursais em Julho e quase 5.400 colaboradores, contando já um milhão de clientes, entre os quais 30 empresas portugueses, revelou hoje a instituição.

O crescimento previsto da economia polaca, mais do dobro da Zona Euro, a entrada de novos investidores, incluindo portugueses, são factores que sustentam a aposta do BCP no mercado polaco e que o seu administrador Francisco de Lacerda expõe, sexta-feira na cimeira Polónia-Portugal.

Reflexo de que a Polónia é, desde meados da década de 90, um alvo chave na estratégia de internacionalização das mais relevantes empresas portuguesas, hoje "o Millennium bank [detido pelo BCP] está a trabalhar com mais de 30 clientes `corporate` portugueses na Polónia", diz o gestor.

Millennium e Jerónimo Martins, as presenças portuguesas visíveis, são apenas "a ponta do iceberg", refere Francisco de Lacerda, porque há dezenas de investidores portugueses com presença significativa, e "investidores como a Brisa, promotores imobiliários e outros que estão já a trabalhar para aproveitar a nova onda de oportunidades de investimento".

A Polónia tornou-se, nos últimos anos, um grande destino do investimento estrangeiro - 11,3 mil milhões de euro de IDE em 2006 - e tem sido palco de importantes aquisições feitas por grandes instituições internacionais.

"Uma tendência que vai crescer no futuro", acredita o BCP, que identifica oportunidades em sectores tão diversos como as infra-estruturas, o imobiliário, a hotelaria, a distribuição, a indústria transformadora, os transportes, as telecomunicações, a saúde e a energia.

Estas oportunidades e também os obstáculos ao investimento serão temas centrais na intervenção "Polónia, a nova fronteira" que Francisco de Lacerda fará na cimeira "New Europe Investment Roadmap - Poland to Portugal" (Novo Mapa de Investimento na Europa - da Polónia a Portugal", em Cascais.

O Millennium bank, sexto maior banco da Polónia em activos, é já a maior operação do BCP no exterior e o seu lucro em 2006 foi de 77,2 milhões de euros, correspondendo a 10 por cento do resultado consolidado do maior banco privado português, que foi de 780 milhões de euros no ano passado.

Com o forte crescimento operacional e da rentabilidade do banco, em 2006, o Millennium bcp reforçou a participação no seu capital, de 50 por cento para 66 por cento, num investimento de cerca de 68,5 milhões de euros (ao cambio actual).

No mesmo ano, levou para a Polónia as novas cores e imagem do grupo, que desde 2003 inclui o nome Millennium, originário do banco polaco, abriu 53 novas sucursais, das quais 22 centros financeiros, e contratou 605 novos colaboradores, que eram 5.089 no final do ano.

Este ano e até Julho, de acordo com a informação avançada à agência Lusa pelo Millennium bcp, o número de sucursais do Millennium bank atingirá as 400 e o número de funcionários ultrapassa os 5.380, ou seja quase metade do número de pessoas que emprega em Portugal.

pub