Millennium Bcp prevê potencial de valorização 30% para acções Portucel
O Millennium Bcp atribuiu às acções da Portucel um preço-alvo de 2 euros, um potencial de valorização de perto de 30 por cento face à cotação actual, graças a melhorias na estrutura de capital e condições de crédito.
Em nota de "research", a casa de investimento reitera a sua recomendação de compra do título, com um grau de risco médio, calculando um preço alvo de dois euros para o final do exercício de 2006.
A taxa de risco de longo prazo é reduzida de 4,25 por cento para 3,75 por cento, contribuindo também para a reavaliação.
O Millennium destaca, em particular, a "alteração na estrutura de capital adoptada e condições de crédito, como consequência da integração no grupo Semapa".
Os accionistas da Portucel aprovaram em Março uma proposta que autoriza o conselho de administração a emitir obrigações até 750 milhões de euros.
A 19 de Setembro vão discutir uma nova emissão de obrigações no valor de 200 milhões de euros, no âmbito de um programa de redução do endividamento de curto prazo da empresa.
As dívidas da empresa estavam avaliadas em 860,7 milhões no final de Fevereiro.
O Millennium Bcp prevê um crescimento do resultado EBITDA (antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Portucel na ordem de 24,7 por cento este ano, para 245 milhões de euros.
As receitas deverão crescer em torno de 1,1 por cento, para 992 milhões de euros, depois de um decréscimo no ano passado.
às 16:13, as acções da Portucel seguiam a ganhar 6,94 por cento, para 1,54 euros, tendo chegado a negociar no máximo desde Novembro de 2004, um cêntimo acima.
Também a liquidez está acima da habitual, com a empresa a transaccionar mais de 215 mil acções, quando a sua média diária desde o início do ano se fica pelos 35 mil papéis.