Mineradora brasileira Vale com perdas de 12,13 mil milhões de dólares em 2015
Rio de Janeiro, 25 fev (Lusa) -- A empresa brasileira de mineração Vale anunciou hoje uma perda de 12,13 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros) em 2015 devido a fatores como a queda nos preços do minério de ferro e a desvalorização do real.
Em 2014, a Vale registou um lucro de 657 milhões de dólares (595,5 milhões de euros), mas no ano passado a moeda brasileira sofreu uma queda de 47% em relação ao dólar, inflacionando a dívida da empresa, a receita diminuiu e o preço do minério de ferro -- o seu principal produto de exportação -- caiu 43%, segundo o diretor financeiro da companhia, Luciano Siani.
Os preços mundiais do minério de ferro caíram de 96,7 dólares (87,6 euros) por tonelada em 2014 para 55,5 dólares (50,3 euros) por tonelada em 2015, acrescentou o responsável da Vale.
Duas barragens da empresa Samarco romperam-se na cidade de Mariana (Minas Gerais), a 05 de novembro, e a lama com resíduos da exploração de minério de ferro invadiu a localidade de Bento Rodrigues, destruindo casas e provocando mais de 20 mortos e desaparecidos.
A lama com os resíduos invadiu o rio Doce e chegou também a outras cidades de Minas Gerais e ao estado do Espírito Santo, onde desaguou no mar e deixou um rasto de destruição, com a morte de peixes e afetando o abastecimento de água.
O Governo brasileiro considerou este episódio como o pior acidente ambiental na história do Brasil.
As barragens pertencem à empresa Samarco, que é propriedade conjunta da Vale e da companhia de mineração anglo-australiana BHP Billiton.
O Governo brasileiro está a negociar uma enorme compensação e o pagamento pela limpeza das áreas e do rio afetado na tragédia com os proprietários da Samarco.
A Vale opera em Moçambique, onde também registou perdas devido à desvalorização dos minérios no mercado internacional.