Ministério das Finanças nega injeção de capital no Novo Banco para acelerar o processo de saneamento completo

por RTP
Reuters

O Ministério tutelado por Mário Centeno emitiu um esclarecimento relativo a uma notícia que dava conta de uma injeção final de 1,4 mil milhões de euros no Novo Banco. O Governo garante que não está a estudar qualquer injeção de capital no Novo Banco para acelerar o processo de saneamento.

A notícia do jornal Público desta sexta-feira dava conta de que o Governo teria preparada uma injeção final de 1,4 mil milhões de euros no Novo Banco que permitiria concluir a limpeza do banco 600 milhões abaixo do valor máximo de 3,89 mil milhões acordado e muito antes do prazo final.

Em comunicado enviado às redações, o Ministério das Finanças diz que “o Governo não está a estudar qualquer injeção de capital no Novo Banco para “acelerar o processo de saneamento completo da instituição financeira””, como é referido no artigo.

O Ministério de Centeno garante ainda que “não está prevista no Orçamento do Estado para 2020 uma verba no valor de 1,4 mil milhões para o Novo Banco” e que o executivo não tem nenhuma proposta para análise relativa à “estratégia de limpeza dos créditos problemáticos do banco”.

“O Governo reafirma que continuará a cumprir os termos do contrato de financiamento com o Fundo de Resolução, contemplando o Orçamento do Estado para 2020, tal como nos anteriores, os recursos orçamentais necessários para essa finalidade”, conclui o comunicado.
pub