Ministro das Finanças alemão apoia mais tempo para baixar défice em França e Espanha

Berlim, 04 mai (Lusa) -- O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, defende a decisão da Comissão Europeia conhecida na sexta-feira de dar mais dois anos à França para reduzir o seu défice orçamental.

Lusa /

Em declarações que serão publicadas este domingo pelo jornal alemão Bild, o governante alemão defendeu as decisões para dar mais tempo a França e à Espanha conhecidas na sequência da apresentação das previsões da primavera, onde a Comissão Europeia traçou um cenário mais negro para a economia europeia.

"O Pacto de Estabilidade e Crescimento permite uma certa flexibilidade na aplicação das regras", disse o governante alemão.

A decisão foi no entanto recebida com muitas críticas pelos partidos que apoiam a coligação governamental alemã liderada por Angela Merkel.

O Governo francês já veio dizer que não existe um relaxamento das metas nem do esforço para equilibrar as contas, mas ao mesmo tempo não existirá um plano de austeridade.

"Não haverá um ajustamento estrutural excessivo, plano de austeridade ou um objetivo imperioso para alcançar um número", afirmou o ministro das Finanças francês, Pierre Moscovici em declarações à AFP.

PUB