Ministro das Finanças entrega no Parlamento proposta do Orçamento do Estado para 2022

por RTP

Miguel A. Lopes - Lusa

A proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano foi entregue esta segunda-feira na Assembleia da República pelo ministro das Finanças, João Leão, ao presidente do Parlamento, Ferro Rodrigues. O documento será debatido na generalidade entre 26 e 27 de outubro e a votação global acontece a 25 de novembro.

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 chegou esta segunda-feira às mãos do presidente da Assembleia da República depois de uma maratona em Conselho de Ministros para a aprovação do documento.

"Construímos um orçamento centrado na recuperação económica e social do país. É um orçamento apostado no relançamento da atividade económica, com mais investimento, com mais investimento público, com mais investimento privado. O orçamento do próximo ano é o orçamento do investimento", declarou João Leão depois da entrega da proposta a Ferro Rodrigues.

A economia portuguesa deverá crescer 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022, de acordo com as previsões do Governo divulgadas esta segunda-feira.

Este é o segundo orçamento apresentado pelo ministro das Finanças João Leão, após a saída de Mário Centeno para o Banco de Portugal em junho de 2020.

Só na manhã de terça-feira, o ministro das finanças dará todas as explicações sobre o Orçamento do Estado 2022, em conferência de imprensa, que terá início por volta das 9h00.
Costa assina referenda do Orçamento e Grandes Opções do Plano
O primeiro-ministro assinou hoje a referenda ministerial da lei que aprova a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022 e as Grandes Opções do Plano (GOP), que dentro de minutos será entregue na Assembleia da República.



"Assinei hoje a referenda ministerial da Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2022, bem como as GOP", escreveu António Costa.

Na sua mensagem, o líder do executivo acrescenta que "é um Orçamento amigo do investimento, dirigido às classes médias e focado nos jovens".
pub