Ministros da Agricultura dos 27 chegam a acordo sobre reforma do Vinho

Bruxelas, 19 Dez (Lusa) - Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram hoje a acordo, por maioria qualificada, sobre a reforma da organização comum do mercado (OCM) do vinho, disse à Agência Lusa fonte da presidência.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A reforma da OCM do vinho, uma prioridade da presidência portuguesa da União Europeia, que termina no próximo dia 31, foi aprovada a 24, com os votos contra de Malta e Dinamarca e a abstenção da Estónia, segundo a mesma fonte.

A reforma prevê que sejam arrancados 175.000 hectares de vinha em toda a União Europeia, estimando-se de 10 a 12 mil em Portugal, mediante o pagamento de um prémio aos agricultores que desejem abandonar o sector durante três anos.

As últimas emendas à proposta feita pela Comissão Europeia em Julho ainda não são conhecidas, nomeadamente os valores dos envelopes nacionais, que permitem que os Estados-membros decidam a melhor forma de apoiar o sector.

Esta manhã a presidência portuguesa esperava também chegar a acordo sobre o reforço das verbas do primeiro pilar da política agrícola comum, transferindo verbas que estavam previstas para o desenvolvimento rural.

PUB