Ministros das Finanças do euro com acordo político sobre procedimentos para moeda digital

Ministros das Finanças do euro com acordo político sobre procedimentos para moeda digital

Os ministros das Finanças do euro chegaram hoje a acordo político sobre o enquadramento para a criação da moeda única digital, prevendo futuros limites máximos de detenção, anunciou a Comissão Europeia, esperando consenso europeu até final do ano.

Lusa /

"Estou satisfeito por informar que alcançámos um avanço significativo - o Eurogrupo chegou a um acordo político sobre o quadro institucional para a fixação do limite máximo e dos limites de detenção, o que garante um papel adequado tanto para o Conselho como para o Banco Central Europeu [BCE]", disse o comissário europeu da Economia, Valdis Dombrovskis.

Falando em conferência de imprensa no final da reunião do Eurogrupo que antecede o encontro informal dos ministros das Finanças da União Europeia (UE), em Copenhaga pela presidência rotativa assumida pela Dinamarca, o responsável acrescentou: "Este acordo dá um novo impulso aos esforços para chegar a uma abordagem comum no Conselho até ao final do ano".

O presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, esclareceu que os ministros discutiram "o procedimento para os limites e não os limites em si", cabendo agora à presidência dinamarquesa estudar "todos os detalhes".

Após este primeiro aval, o objetivo seria alcançar uma posição comum entre os países da UE até final do ano para depois o Conselho iniciar negociações com o Parlamento.

Estão por definir concretamente os limites de detenção, isto é, quanto de moeda digital é que cada pessoa pode deter, quando se diz que se forem baixos podem não ser atrativos, mas se forem altos podem colocar em causa a estabilidade financeira.

Foi a Comissão Europeia que propôs há dois anos o pacote legislativo sobre o euro digital, mas a decisão cabe aos Estados-membros, estando a moeda virtual a ser desenhada pelo BCE.

Presente na ocasião, a presidente do BCE, Christine Lagarde, explicou estar em causa um "ponto de partida para o trabalho que continuará a ser feito".

"O euro digital não é apenas um meio de pagamento, mas também uma declaração política sobre a soberania da Europa", concluiu Christine Lagarde.

Uma moeda digital é um ativo semelhante ao dinheiro que é armazenado ou trocado através de sistemas `online` gerido pelo banco central.

 

PUB