Mira Amaral considera "excelente" a escolha de Manuel Sebastião e felicita o Governo
Lisboa, 20 Mar (Lusa) - O economista e antigo ministro da Indústria e Energia Mira Amaral felicitou hoje o Governo pela escolha de Manuel Sebastião para presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), elogiando-o tanto pelo percurso académico como profissional.
"É um dos economistas portugueses mais brilhantes e mais completos (...) e por isso felicito o Governo pela escolha que fez", disse Mira Amaral em declarações à agência Lusa.
Mira Amaral relembrou parte do percurso académico do seu professor de micro-economia num mestrado, referindo que "curiosamente tem o mesmo perfil académico que Abel Mateus" [o presidente cessante da AdC].
Manuel Sebastião, administrador do Banco de Portugal, foi hoje nomeado pelo Governo presidente da Autoridade da Concorrência, onde sucede no cargo a Abel Mateus cujo mandato, de cinco anos, termina na próxima segunda-feira.
"É uma excelente escolha" do Governo, sublinhou o antigo ministro da Indústria e Energia, dizendo que o maior elogio que lhe pode fazer é que "se alguma vez tivesse sido ministro das Finanças, sem dúvida convidava-o para secretário de Estado".
Mira Amaral revelou também que foi Manuel Sebastião que o indicou para a administração do antigo Banco de Fomento, então presidida por João Salgueiro.
O futuro presidente da AdC foi também ele administrador do Banco de Fomento, na administração presidida por Miguel Cadilhe, e esteve mais de 20 anos ligado ao Banco de Portugal, primeiro como quadro do Gabinete de Estudos e, desde Fevereiro de 2000, como administrador.
O Governo aprovou, em conselho de ministros, a nova administração da AdC, nomeando Jaime Andrez e João Espírito Santo Noronha como vogais da instituição que será presidida por Manuel Sebastião.
ANP.
Lusa/Fim