Última Hora
Aeroporto de Lisboa. GNR reforça PSP no controlo de fronteiras e Governo suspende sistema informático

Moçambique tem mais de um milhão de cabeças de gado

Moçambique possui actualmente mais de um milhão de bovinos, contra apenas as 280 mil cabeças existentes em 1992, um aumento que resultado de um programa de repovoamento animal em curso, desde 1996.

Agência LUSA /

A população animal de Moçambique ficou seriamente reduzida durante a guerra civil de 16 anos, que terminou com a assinatura de um acordo geral de paz em Outubro de 1992.

Segundo o director nacional de Pecuária, Fernando Songane, o aumento do número de bovinos em Moçambique deve-se a acções de reposição implementadas em parceria entre o governo, sectores familiar, privado e associativo e cooperação internacional.

Entre as medidas tomadas para a recuperação de gado no país, inclui-se o incentivo à "parceria pecuária, que assenta no empréstimo de animais para reprodução, a criação de corredores de tratamento, para a cura de várias doenças que afectam os animais, e a reabilitação dos sistemas de abeberamento", acrescentou Songane.

Apesar deste sucesso, a pecuária tem atravessado crises nos últimos anos em Moçambique, como resultado da eclosão de diversos surtos, sobretudo a "dermatose nodular", que tem afectado animais em Inhambane, sul do país, e Tete, no noroeste.

O director nacional de Pecuária disse ainda que 200 mil cabeças de gado estiveram em risco de morrer na província de Gaza, sul de Moçambique, devido à febre aftosa, que atingiu esta região nos últimos três anos.

PUB