Montenegro pede reforço da relação ibero-americana para "estabilizar o mundo" em contexto de "instabilidade"

Montenegro pede reforço da relação ibero-americana para "estabilizar o mundo" em contexto de "instabilidade"

O primeiro-ministro defendeu, esta quarta-feira, em Madrid, o reforço das relações entre os países ibero-americanos, considerando que a cooperação económica e política entre Portugal, Espanha e os países da América Latina pode contribuir para aumentar a "confiança" e ajudar a “estabilizar o mundo” num contexto de maior "instabilidade internacional".

RTP / Adicionar como fonte informativa
Lusa

Luís Montenegro participou no Encontro Empresarial Ibero-Americano que decorreu à margem da Cimeira Ibero-Americana e que contou, entre outros, com a presença do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e de chefes de Estado e de Governo de países como a Bolívia ou a Costa Rica.

“Temos obrigação de estreitar e levar mais longe ainda o potencial da relação entre os nossos países e entre os nossos blocos políticos e comerciais”,
afirmou o chefe do Executivo português, que apontou a posição geográfica de Portugal e Espanha como uma vantagem estratégica para aproximar a Europa, a América Latina e África, sublinhando: "É um alicerce para a força das nossas economias".

Perante os restantes chefes de Estado e de Governo, o primeiro-ministro destacou a dimensão da comunidade ibero-americana, que reúne "cerca de 900 milhões de falantes de português e espanhol", e defendeu que Portugal e Espanha devem assumir um papel de "motor" da comunidade que reúne mais de duas dezenas de países e servir de "porta de entrada" dos países latino-americanos na Europa e em África.
Primeiro-ministro apresenta estratégia: descida de impostos, qualificação e "guerra à burocracia"
No mesmo encontro, Luís Montenegro aproveitou para apresentar aos responsáveis políticos e empresariais presentes a estratégia do Governo para promover o crescimento económico: redução dos impostos, investimento na formação e qualificação, e combate à burocracia.

“As pessoas pagam menos impostos em Portugal ao final do mês daquilo que é o produto do seu trabalho. Ao mesmo tempo, descemos os impostos sobre as empresas”, afirmou o primeiro-ministro, que, sobre a burocracia, afirmou: "Decretámos guerra à burocracia".

Em Madrid, Luís Montenegro terminou a intervenção com um apelo à "confiança", que, entende o primeiro-ministro, é essencial ao crescimento económico e à estabilidade política internacional.

“A pobreza só se combate com a criação de riqueza. Para haver criação de riqueza tem de haver confiança. Esta comunhão que temos pela língua, pela cultura, pela nossa identidade comum, é uma força muito grande para fazer crescer a confiança", disse Luís Montenegro, que finalizou: "A força dessa confiança será fundamental para estabilizar o mundo, para fazer preponderar os valores fundamentais da democracia, dos direitos humanos, da sustentabilidade, do futuro e para podermos ter o desenvolvimento económico e o combate à pobreza nos nossos países e naqueles com quem nos relacionamos”.

A Cimeira Ibero-Americana começou, esta quarta-feira, e conta com a representação portuguesa ao mais alto nível através do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do Presidente da República, António José Seguro, que estiveram juntos na cerimónia oficial de abertura, no Teatro Real, onde também marcaram presença o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
PUB