Morreu Salvador Caetano, o empresário que “veio para ficar e ficou mesmo”

Fundador da Salvador Caetano morreu esta segunda-feira vítima de doença prolongada. Criador de um vasto império de negócios diversificados que extravasaram as fronteiras do país, o reputado empresário vai a enterrar terça-feira na freguesia onde nasceu

RTP /
Salvador Caetano morreu aos 85 anos após doença prolongada DR

Nascido em Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia, a 2 de abril de 1926, numa família numerosa, Salvador Fernandes Caetano apenas completou a escola primária, sendo obrigado depois a ir trabalhar para ajudar os pais a sustentar a família.

Aos onze anos de idade inicia-se por iniciativa do pai como pintor nas carroçarias de castro Reis. Jovem com grande ambição cedo pretende lançar-se nos negócios. Não demora muito tempo a abandonar o emprego e a dedicar-se a trabalhar sozinho na reparação dos autocarros da empresa de viação Gondomarense.

Corria o ano de 1946, no pós guerra, com a Europa a trabalhar na reconstrução, Salvador Caetano então com 20 anos decide estabelecer-se na indústria de carroçarias em sociedade com o seu irmão Alfredo e com Joaquim Martins, criando então a empresa Martins & Caetano &irmão Lda. Esta pequena empresa viria a ser o embrião da toda-poderosa Toyota caetano Portugal S.A. e do próprio grupo.

Mas pouco tempo depois do arranque do negócio que conheceu tempos conturbados os seus sócios decidem abandonar a sociedade que fica entregue em exclusivo a Salvador Caetano.

Pioneira em Portugal, quer na técnica de construção mista, usando perfis de aço e madeira, quer posteriormente nas carroçarias fabricadas integralmente em metal que introduziu em 1955, a empresa depressa ganha a confiança de importantes clientes.

Em 1961, Salvador Caetano fornece 12 autocarros de 2 pisos ao Serviço de Transportes Colectivos do Porto, uma encomenda de peso, que abriu caminho à exportação.

A internacionalização chegou em 1967, quando assinou o primeiro contrato de exportação de autocarros para Inglaterra, que ainda hoje continua a ser um dos principais mercados da empresa.

Em 1968, torna-se finalmente o representante exclusivo em Portugal da Toyota, e constrói uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis em Ovar no ano de 1971.

Tal como dizia então o spot publicitário, a representação veio para ficar e ficou mesmo. A empresa cresce e a expansão do negócio alarga-se a todo o país e ao estrangeiro. Salvador Caetano com visão para o futuro alarga e diversifica os produtos e a sua atividade.

Com 50 anos de atividade – em 1996 – Salvador Fernandes Caetano, tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos setores de atividade.

O empresário foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial pelo Governo português, foi agraciado pelo Governo Japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado, e distinguido com as medalhas de ouro das cidades de Gaia e Ovar.

O corpo vai estar em câmara ardente na capela de Santo Ovídio, em Gaia, indo a enterrar no cemitério de Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia onde nasceu há 85 anos.
Tópicos
PUB