Mota Soares anuncia alargamento de apoio a casais desempregados e famílias monoparentais

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou esta manhã no Parlamento que o Governo está a ultimar duas medidas para levar à concertação social para responder aos problemas de casais desempregados e famílias monoparentais.

Sandra Henriques /

Foto: José Sena Goulão/Lusa

“Nas medidas de estímulo à contratação vamos majorar os apoios dados aos casais em que marido e mulher estão ambos em situação de desemprego, bem como nas famílias monoparentais”, revelou Mota Soares, explicando que o objetivo é tornar mais fácil o regresso destes portugueses ao mercado de trabalho.

Em relação à segunda linha de ação do Executivo, esta está relacionada com a atual “medida destinada a apoiar as empresas na contratação de pessoas desempregadas”, na qual “há um período mínimo de três meses de desemprego para que estas pessoas possam ser elegíveis”. A novidade é que “para casais em que ambos caíram no desemprego ou famílias monoparentais queremos abolir essa condição, e assim será imediatamente enquadrável num apoio à contratação, priorizando assim graves situações familiares, a que temos de atender em primeiro lugar”.

A revelação foi feita pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social esta manhã durante a interpelação do PS ao Governo sobre pobreza e desigualdades sociais.

PUB