Município de Celorico da Beira promove queijo Serra da Estrela no Japão

| Economia

A Câmara Municipal de Celorico da Beira anunciou hoje que está a promover o queijo Serra da Estrela no Japão, em conjunto com outros produtos endógenos de "elevada qualidade" produzidos no concelho.

Segundo a autarquia de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, o queijo produzido com leite de ovelha está a ser promovido no mercado japonês através da Associação de Amizade Portugal Japão (AAPJ).

"No final de 2016, surgiu a possibilidade de projetar os produtos do concelho internacionalmente, mais em concreto no mercado japonês, onde, com o apoio da AAPJ, o Solar do Queijo Serra da Estrela espera mostrar o concelho, a região e os produtos regionais de elevada qualidade", refere o município em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A nota indica que, numa primeira abordagem ao mercado do Japão, a grande aposta do município, "numa estratégia concertada com outros municípios e entidades, passa por divulgar produtos como o queijo Serra da Estrela, apresentando-o como um produto `gourmet`, assim como o requeijão e o borrego, todos eles certificados com garantia de qualidade".

"Mas também o azeite, um produto com alto teor de qualidade e em vias de certificação", é promovido no âmbito da mesma estratégia, assinala.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, José Luís Cabral, citado na nota, explica que "atrair investimento direto é a meta para a segunda fase do trabalho".

No entanto, segundo o autarca, com a promoção de Celorico da Beira no Japão, o município também pretende atrair turistas para o seu território.

"Celorico da Beira tem um vastíssimo património religioso e cultural, onde se destacam os castelos de Linhares da Beira e [de] Celorico da Beira e a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, sem esquecer que o concelho é considerado um dos cinco locais a nível mundial para a prática de parapente, tendo recentemente acolhido várias provas mundiais da modalidade", afirma.

José Luís Cabral adiantou hoje à Lusa que na última semana de abril integrou uma comitiva que se deslocou ao Japão, onde promoveu o queijo Serra da Estrela e outros produtos do concelho junto de diversas entidades daquele país.

"A entrada no mercado está feita", disse o autarca, explicando que agora "há todo um processo que importa aprofundar, existindo já contactos de investidores" japoneses que estão interessados em importar produtos de Celorico da Beira, em particular o queijo que foi "adorado" por quem o provou.

Celorico da Beira tem o epíteto de Capital do Queijo Serra da Estrela e possui o Solar do Queijo da Serra da Estrela, criado no final da década de 1990, onde o município divulga e vende queijo ao longo de todo o ano.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios: Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Tópicos:

AAPJ Solar Queijo Serra, Aldeia Histórica Linhares, Amizade, Beira Arganil Covilhã, Sal Celorico Beira Fornos, Serra Estrela Japão Celorico Beira,

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.