Município de Dongguan apoia reestruturação de empresas estrangeiras como 92,6ME anuais

Dongguan, China, 05 Mar (Lusa) - O município da cidade continental chinesa de Dongguan vai disponibilizar anualmente mil milhões de yuan ou cerca de 92,6 milhões de euros para a reestruturação de empresas de capital estrangeiro, revelou o diário oficial China Daily.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A verba, que será disponibilizada já este ano, destina-se a ser utilizada maioritariamente por empresas de mão-de-obra intensiva e tem como objectivo a evolução científica e tecnológica das companhias para que estas se mantenham em actividade na cidade cumprindo as novas políticas estatais, explicou o vice-presidente do município de Dongguan, Jiang Ling.

Cerca de 40 empresas de capital estrangeiro abandonaram a cidade em 2007 e 244 a província de Guangdong, revelam os números oficiais que indicam ainda que outras 28 companhias planeiam terminar a sua produção na província que faz fronteira com Hong Kong e Macau, explicou o director do Comércio Externo e Cooperação Económica, Liang Yaowen.

Em sentido contrário, explicou Liang Yaowen, em 2007 estavam registadas em Guangdong 66.789 companhias de capital estrangeiro contra 61.999 apuradas em 2006 e 58.762 em 2005.

Jiang Ling revelou ainda que o município de Dongguan cancelou taxas consideradas inadequadas para as empresas numa decisão que visa também criar as condições de modernização e manutenção na região.

Factores como salários minímos mais elevados, novas regras de protecção ambiental, falhas no fornecimento de energia, escassez de mão-de-obra, subida do custo das matérias-primas, valorização do yuan e uma nova lei laboral criaram novas dificuldades às pequenas empresas.

JCS.


PUB