Município de Tábua é exemplo para o país no dinamismo económico -- PS

Tábua, Coimbra, 10 nov (Lusa) - O município de Tábua, no interior norte do distrito de Coimbra, é um exemplo para o país no dinamismo económico e nas políticas públicas promovidas pela autarquia local, disse hoje o deputado do PS Pedro Coimbra.

Lusa /

Em declarações à agência Lusa, à margem de uma visita de deputados socialistas eleitos pelo círculo de Coimbra, Pedro Coimbra disse que o exemplo de Tábua "pode servir a muitos outros concelhos do país, com o dinamismo e empenho que criou em redor das suas indústrias, em vários setores económicos".

"E este dinamismo não pode ser dissociado do apoio e empenho dos autarcas. Às iniciativas empresariais têm de estar associadas políticas públicas de incentivo e resolução de problemas", frisou o deputado.

A visita de hoje incidiu sobre uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), uma obra de águas e saneamento, uma estrada recentemente repavimentada e a intervenção de regeneração urbana da vila de Tábua.

Pedro Coimbra sublinhou a visita "a vários investimentos relevantes e estruturantes" para aquele concelho, acompanhado de também deputado João Gouveia, do presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, e de outros autarcas, e destacou ainda a importância da "boa aplicação" de fundos comunitários e fontes de financiamento à disposição dos municípios.

O deputado do PS afirmou que Tábua "é um concelho exemplar" na aplicação de fundos comunitários, sendo "um dos municípios do distrito e da região com maior taxa de empregabilidade da população".

"Dá emprego a muita gente do concelho, mas também de municípios limítrofes", argumentou Pedro Coimbra, aludindo à indústria de mobiliário, "uma das maiores empregadoras e exportadoras", mas também a empresas dos setores têxtil, alimentar e metalomecânico ali existentes.

O deputado assinalou, igualmente, tratar-se de um dos municípios "mais exportadores de toda a região" e que, embora não esteja localizado à beira-mar, encontra-se "próximo dos grandes centros de exportação, dos portos e ferrovia e com boas ligações à fronteira" de Espanha.

"Tudo isto traduz uma dinâmica autárquica assinalável, existe a preocupação de acompanhar o desenvolvimento económico com políticas públicas. Para que o concelho tenha infraestruturas para dar boas condições aos empresários que ali investem e criam postos de trabalho mas também à população que ali se fixa e para ali se desloca", sustentou Pedro Coimbra.

Tópicos
PUB