Município lança concurso para criação de frasco de perfume a utilizar na indústria francesa
Évora, 11 Jan (Lusa) - Os estudantes do ensino secundário e superior e os designers profissionais naturais ou residentes em Évora estão a ser desafiados para criarem um frasco de perfume, a utilizar na indústria de perfumaria da cidade francesa de Chartres.
O concurso "Um Frasco de Perfume para Chartres" é promovido pela Câmara Municipal alentejana, juntamente com o Clube Eborense dos Amigos de Chartres (CEAC), cidade com a qual Évora está geminada.
Chartres alberga o "Cosmetic Valley", considerado o pólo mundial da perfumaria e da cosmética, em que estão sedeados alguns dos maiores fabricantes do sector.
Parfums Christian Dior, Shiseido Internationnal, Gemey Maybeline, Guerlain S.A., CDIP (Inter Parfum), Fragrance Production, Pacific Europe, Laboratoire Expanscience (Mustela), Paço Rabanne e Orlane S.A. são as dez maiores empresas presentes no pólo industrial.
A ideia de lançar o concurso para a criação do frasco de perfume, que poderá, futuramente, dar origem a uma fragrância com a marca "Évora", nasceu durante a Festa do Perfume, que decorreu na cidade alentejana em Dezembro.
O evento, da responsabilidade do município e do CEAC e apresentado como inédito em Portugal, foi dedicado à promoção de perfumes e de produtos de cosmética, tendo contado com a presença de importadores nacionais de várias marcas.
O concurso agora lançado compreende duas categorias, em que podem participar, tanto individualmente como em equipa, os residentes ou naturais do concelho de Évora.
A categoria profissional está aberta a desenhadores e artistas plásticos, enquanto que a categoria estudantes destina-se aos alunos do ensino secundário ou superior matriculados neste ano lectivo num dos estabelecimentos de ensino do concelho.
"Não há limite de quantidade de projectos apresentados por concorrente, em qualquer das categorias", realça a autarquia, indicando que os trabalhos podem ser entregues até 30 de Abril.
O projecto vencedor na categoria profissional receberá um prémio pecuniário de 1.500 euros e o vencedor da categoria estudante uma viagem a Chartres, com estadia de três noites, para duas pessoas.
Os restantes participantes receberão um diploma de participação.
Os interessados têm que apresentar vários documentos, incluindo a memória descritivo-conceptual e representação gráfica e esboços e planos cotados do produto, indicando os "detalhes técnicos e construtivos necessários para uma completa compreensão do projecto".
RRL.
Lusa/Fim