NaturaPura escolhe Vigo, em Espanha, e negoceia duas grandes cadeias de marca no país

Vigo (Espanha), 13 Dez (Lusa) - A NaturaPura, especializada no têxtil-lar, escolheu Vigo para abrir a primeira loja própria e está a negociar com duas grandes cadeias de marca, em Espanha, para instalar espaços para apresentar os produtos, disse hoje o empresário português António Ressureição.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Escolhemos Vigo, em Espanha, para abrir esta semana a primeira loja própria da marca NaturaPura e, através do nosso distribuidor para o mercado espanhol [a Foque] estamos a negociar com duas grande cadeias de marca, neste país, para instalarmos `corners`[espaços próprios da marca portuguesa]", afirmou à agência Lusa o empresário têxtil de Braga.

A empresa está presente em algumas das mais prestigiadas galerias, como as Lafayette e Globus, na Suíça.

A nova loja da NaturaPura situa-se na zona mais central e comercial da cidade de Vigo e de acordo com António Ressurreição enquadra-se no processo de crescimento internacional da marca, a qual encontrou em Espanha "um mercado importante e estratégico pela sua dimensão e proximidade".

Presente em mais de uma centena de lojas multimarca no mercado espanhol, a NaturaPura viu agora, com este distribuidor para Espanha surgirem as condições ideais para abrir a terceira loja própria, primeira a nível internacional uma vez que possui duas outras, em Lisboa (Centro Comercial Colombo) e no Porto (Arrábida Shopping), respectivamente.

Para António Ressureição, a alteração na estrutura accionista, com a entrada da capital de risco InovCapital, foi fundamental para a que a concretização da operação em Vigo e o reforço da estratégia internacional da marca portuguesa.

A NaturaPura aumentou o capital de 445 mil euros para 1,250 milhões de euros, operação que permitiu à InovCapital tornar-se a maior accionista, com 52 por cento do capital.

A empresa apresenta um conceito inovador assente na "cultura da saúde e da ecologia" e na aposta nos produtos naturais e biológicos, que cada vez mais encontram eco nos consumidores.

Este foi um nicho de mercado em que a empresa de Braga resolveu apostar, já lá vão quase dez anos, quando em 1999 foi fundada a NaturaPura.

Desde há três anos que está em Espanha, mas apenas através de lojas multimarca (mais de uma centena).

Com esta loja de rua em Vigo a NaturaPura encontrou "um espaço especial e próprio" para projectar o novo conceito e a imagem da marca que trabalha produtos 100 por cento em algodão biológico e também em fibra de linho que possui, nomeadamente, propriedades anti-alérgicas.

Como público-alvo tem as mães e as futuras mães (com roupa para bebé) e os clientes sensíveis às questões ambientais e problemas de saúde.

António Ressureição disse ainda à Lusa que "no final de 2009, do balanço que fizermos, saberemos qual a melhor estratégia para alargar os pontos de venda multimarca, avançar com o modelo de franchising em Espanha e instalar `corneres` da NaturaPura".

O empresário referiu também que "ainda hoje a NaturaPura é a única empresa têxtil portuguesa que ostenta o rótulo ecológico europeu".

Presente em 24 países, da Europa passando pela Coreia do Sul, Canadá, Angola, Arábia Saudita até à Rússia, a NaturaPura tem um total de 230 pontos de venda multimarca.

Em 2007, facturou um milhão de euros, mais 30 por cento do que no ano anterior. Este ano na mesma ordem de grandeza e duplicar o valor em 2009 "o que é um grande desafio, mas que vai ser alcançado", adiantou.

A NaturaPura inaugurou quinta-feira a primeira loja própria da marca em Espanha, na cidade de Vigo, mas tem em estudo abrir uma segunda loja na Corunha até 2009.

JS

Lusa/Fim


PUB